EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MMA lança oito cursos a distância sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental

 

Martim Garcia/MMA Aulas serão pela internet Aulas serão pela internet

Cursos sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental serão realizados pela plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

TINNA OLIVEIRA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai promover, neste ano, oito cursos a distância sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental. A previsão é formar 10 mil pessoas até dezembro deste ano. Os cursos serão realizados por meio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O objetivo é ampliar o acesso de diversos públicos interessados nos processos de formação e capacitação desenvolvidos pelo MMA.

O diretor de Educação Ambiental, Nilo Diniz, explica que o MMA e suas entidades vinculadas procuram, na atualidade, articular e potencializar a capacidade institucional de formação e capacitação, ampliando a base social da política ambiental no país. “Este é o propósito desses cursos, que, por meio de uma nova plataforma virtual e de metodologias específicas, se somam a outras formações presenciais em andamento, bem como a processos participativos, como os conselhos e as conferências nacionais de meio ambiente, tanto a versão adulto, quanto a versão infanto-juvenil”, enfatiza.

Em julho, serão realizados dois cursos. O primeiro aborda questões que visam qualificar e reduzir o consumo infantil. O curso Criança e Consumo Sustentável” tem como público-alvo as mães e os pais. Serão 20 horas de curso para duas mil vagas. O curso Estilo de Vida Sustentável”tem como objetivo trabalhar uma nova perspectiva de qualidade de vida com base em padrões sustentáveis. São duas mil vagas para qualquer pessoa interessada no tema. O curso tem carga de 20 horas.

TEMAS PRIORITÁRIOS

De agosto a dezembro, será realizado o curso Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, com duas mil vagas. O objetivo é colaborar com a formação de lideranças do campo e técnicos de instituições que atuam com educação ambiental e agricultura familiar. O curso visa auxiliar no desenvolvimento de processos formativos e de mobilização nos territórios em favor da regularização ambiental, da adoção de práticas agroecológicas e sustentáveis e do enfrentamento de questões e conflitos socioambientais.

A iniciativa é destinada aos agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), lideranças de movimentos, sindicatos, associações, técnicos de organizações não governamentais (ONG), pastorais, prefeituras, órgãos públicos, empresas, professores, jovens, ambientalistas, animadores culturais. O curso compreende 120 horas de aula.

Apoio à implantação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) nos Territórios” é o tema da quarta capacitação, que busca refletir sobre questões relacionadas à temática socioambiental no campo. Podem participar gestores públicos estaduais e municipais e representantes de instituições que atuam com educação ambiental e agricultura familiar. Será ministrado de setembro a novembro, com 60 horas de duração e 300 vagas disponíveis.

AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO

O curso que aborda as estratégias de implantação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), destinado aos gestores de órgãos governamentais, acontecerá de agosto a setembro. Serão disponibilizadas duas mil vagas e o curso durará 20 horas. Igualdade de Gênero e Sustentabilidade” é o tema da sexta capacitação, aberta a todos os interessados. Ocorrerá de setembro a outubro, com mil vagas e 20 horas de duração.

Também será realizado um curso de formação de conteúdistas em educação a distância. A proposta é realizar a formação técnica sobre estratégias e metodologias de desenvolvimento de conteúdos na linguagem à distância. O curso é destinado aos servidores do MMA e das unidades vinculadas, além de representantes de instituições que atuam com ensino a distância. Será ministrado de outubro a novembro, com 20 horas de duração e 500 vagas disponíveis.

O último curso tem o intuito de apresentar as etapas necessárias para elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos para os gestores públicos municipais. Será realizado em novembro, com 200 vagas e 20 horas de duração.

Confira a lista dos cursos até dezembro:

1. Criança e Consumo Sustentável: julho, 20 horas, 2 mil vagas.

2. Estilo de Vida Sustentáveis: julho, 20 horas, 2 mil vagas.

3. Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar: agosto a dezembro, 120 horas, 2 mil vagas.

4. Apoio à implantação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar nos Territórios: setembro a novembro, 60 horas, 300 vagas.

5. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): agosto a setembro, 20 horas, 2 mil vagas.

6. Igualdade de Gênero e Sustentabilidade: setembro a outubro, 20 horas, mil vagas.

7. Formação de conteudistas em EaD: outubro a novembro, 20 horas, 500 vagas.

8. Planos Municipais de Resíduos Sólidos: novembro, 20 horas, 200 vagas

Fonte: MMA

EcoDebate, 11/06/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

4 thoughts on “MMA lança oito cursos a distância sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental

  • rosana amaral chagas

    Bom dia , gostaria de saber como me inscrevo nos cursos pois nao achei …obrigada

    Resposta do EcoDebate: Os cursos serão promovidos pelo MMA, que, portanto, deve ser consultado. Sugerimos contato com:

    DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (DEA)
    Nilo Sergio de Melo Diniz ( nilo.diniz@mma.gov.br)
    Diretor
    DDD (61) Telefones: 2028-1241/1207
    Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9 º andar 953
    70068-900 – Brasília – DF

    Gerente de Projeto
    Renata Rozendo Maranhão ( renata.maranhao@mma.gov.br)
    DDD (61) Telefone: 2028-1207/1520
    Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9º andar sala 953
    70068-900 – Brasília – DF

  • Jóeci B.S. Lopes Miranda

    gosto muito de cursos nesta área, o que eu preciso pra participar dos cursos acima indicado?…todos me interessam

  • Olá, tenho interesse em fazer os cursos! Como procederá a inscrição? onde me inscrevo? terá um acesso com horários definidos das aulas do curso? qual o investimento? ou é gratuito?
    No aguardo,

    Fabiana

    Resposta do EcoDebate: Os cursos serão promovidos pelo MMA, que, portanto, deve ser consultado. Sugerimos contato com:

    DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (DEA)
    Nilo Sergio de Melo Diniz ( nilo.diniz@mma.gov.br)
    Diretor
    DDD (61) Telefones: 2028-1241/1207
    Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9 º andar 953
    70068-900 – Brasília – DF

    Gerente de Projeto
    Renata Rozendo Maranhão ( renata.maranhao@mma.gov.br)
    DDD (61) Telefone: 2028-1207/1520
    Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9º andar sala 953
    70068-900 – Brasília – DF

  • noemia tenorio cavalcante

    Prezado sr. Diretor meu maior objetivo é ser uma agente popular fazer a formaçao é tudo que almejo cuidar do nosso planeta.como faço para mim inscrever?.fone 8737764028.

Fechado para comentários.