IPCC alerta que controlar as emissões de gases estufa ainda é possível
Humanidade tem pouco tempo para conter mudanças climáticas, alerta ONU – A humanidade empurrou o sistema climático para a beira do abismo e agora conta com uma margem de tempo muito pequena para agir, advertiu nesta segunda-feira o chefe de climatologistas da ONU. Matéria da AFP, no UOL Notícias.
“Temos cinco minutos para a meia-noite”, alertou o indiano Rajendra Pachauri, cujo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgará este mês o primeiro volume de um novo relatório dedicado ao aquecimento global e seus impactos.
“Podemos utilizar as dádivas da natureza como quisermos, mas em nossos registros, os débitos são sempre iguais aos créditos”, disse Pachauri durante entrevista coletiva por ocasião dos 20 anos da organização ambientalista Green Cross International, citando seu compatriota, o pacifista Mahatma Gandhi.
“Devo afirmar que a humanidade ignorou completamente, desconsiderou e tem sido totalmente indiferente aos débitos?”, questionou.
“Hoje, nós temos o conhecimento para conseguir estimar os débitos e entender o que fizemos para o planeta chegar a esta situação”, afirmou Pachauri.
Integram o IPCC setecentos cientistas de todo o mundo. A organização deve publicar o primeiro volume de seu muito aguardado Quinto Relatório de Avaliação em 27 de setembro.
O primeiro tomo abordará as evidências científicas das mudanças climáticas. Outros dois serão publicados no ano que vem e se concentrarão nos impactos e nas opções para se enfrentar o problema.
Segundo um esboço que vazou duas semanas atrás, a atividade humana é quase certamente a causa das mudanças climáticas.
O rascunho também prevê que os níveis dos mares poderão subir 90 centímetros até o fim do século e descartou alegações recentes de uma redução no ritmo do aquecimento nas quais os céticos das mudanças climáticas vinham se apoiando.
Em informes anteriores, o IPCC alertou que um aquecimento sem controle levará muitas espécies à extinção e fará aumentar a frequência ou a intensidade de secas, ondas de calor e inundações, afetando a segurança alimentar e as fontes de água para muitos milhões de pessoas.
“Não podemos nos isolar dos efeitos de qualquer coisa que aconteça em qualquer parte do nosso planeta. Isto afetará a todos nós de uma forma ou de outra”, disse Pachauri.
Controlar as emissões de gases estufa ainda é possível se países, inclusive no mundo em desenvolvimento, repensarem sua abordagem sobre o crescimento econômico, afirmou.
Isto impulsionaria a segurança energética, reduziria a poluição e melhoraria a saúde, bem como criaria novas oportunidades de trabalho, acrescentou.
EcoDebate, 03/09/2013
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
O Dr, Rajendra Pachauri, um engenheiro ferroviário e rico empresário indiano que dirige o IPCC, e que elaborou o pior relatório dos 4 já elaborados (o AR4), diz o seguinte:
“O rascunho também prevê que os níveis dos mares poderão subir 90 centímetros até o fim do século e descartou alegações recentes de uma redução no ritmo do aquecimento nas quais os céticos das mudanças climáticas vinham se apoiando.
”
Mas em uma palestra na Austrália, ainda em fevereiro, ele mesmo reconheceu a redução/pausa/hiato seja lá o que for, conforme o jornal The Australian:
“The UN’s [IPCC] climate change chief has acknowledged a 17-year pause in global temperature rises, confirmed recently by Britain’s Met Office…” – IPCC Head, Rajendra Pachauri
(http://www.theaustralian.com.au/news/nothing-off-limits-in-climate-debate/story-e6frg6n6-1226583112134)
Não só ele, mas os principais cientistas que comungam a mesma hipótese – e inclusive os jornais que sempre apoiaram o IPCC agora cobram explicações pela pausa – também já admitiram:
The New York Times, the BBC, NPR, The Economist, ClimateCentral and plus….
Daily Mail, October 2012 (http://www.dailymail.co.uk/news/article-2220722/Global-warming-The-Mail-Sunday-answers-world-warming-not.html)
“We agree with Mr. Rose that there has only been a very small amount of warming in the 21st Century.” – UK MetOffice
NASA Global Temperature Update, January 2013 (http://www.nasa.gov/pdf/719139main_2012_GISTEMP_summary.pdf)
“The 5-year mean global temperature has been flat for a decade, which we interpret as a combination of natural variability and a slowdown in the growth rate of the net climate forcing.” – NASA Scientist, James Hansen
Minnesota Daily, April 2013 (http://www.mndaily.com/opinion/columns/2013/04/07/global-warming-pause)
“Global warming forecasts have the difficulty that one can’t find much actual global warming in present day weather observations.” – Stanford University Physicist, Robert Laughlin
Der Spiegel Online, June 2013 (http://www.spiegel.de/international/world/interview-hans-von-storch-on-problems-with-climate-change-models-a-906721.html)
“In fact, the increase over the last 15 years was just 0.06 degrees Celsius (0.11 degrees Fahrenheit) — a value very close to zero. This is a serious scientific problem…” – Scientist/Meteorologist Hans von Storch
The Independent , July 2013 (http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/has-global-warming-stopped-no–its-just-on-pause-insist-scientists-and-its-down-to-the-oceans-8726893.html)
“Some people call it a slow-down, some call it a hiatus, some people call it a pause. The global average surface temperature has not increased substantially over the last 10 to 15 years,” – Reading University, Scientist Rowan Sutton
Além disso, a pausa está estatelada aqui para não deixar dúvidas: http://wattsupwiththat.com/2013/08/25/rss-flat-for-200-months-now-includes-july-data/
Logo, parece que o Dr Pachauri não aprendeu a lição quando conduziu a elaboração do relatório mais alarmista e de mais baixa qualidade já elaborado pelo IPCC (AR4 em 2007), e parte agora para uma campanha de desinformação, onde a realidade climática mundial é apenas um detalhe, e o que vale mesmo são as saidas dos modelos já comprovadamente falhos do IPCC. Parece desespero.
Diga-se de passagem que a figura que mostra falha de todos os modelos do IPCC em TODOS os relatórios, vazou do próprio próximo relatório do IPCC e pode ser vista aqui:
http://wattsupwiththat.com/2012/12/18/dr-david-whitehouse-on-the-ar5-figure-1-4/
Lamentável que se insista em tal visão, sem reciclagem dos erros, como se fosse uma religião, uma ideologia. Este é o ponto em que chegou a “ciência do clima” hoje.