Festival Internacional sobre Energia Nuclear 2013, no MAM Rio de Janeiro, começa em Maio
Urânio Em Movi[e]mento, o 3º Festival Internacional sobre Energia Nuclear será de novo na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), de 16 a 26 de Maio de 2013. O festival que é internacionalmente reconhecido como Uranium Film Festival é o primeiro festival de cinema no mundo que reúne ciência, tecnologia, arte e informação sobre a temática nuclear e elementos radioativos como o Urânio. Cineastas e documentaristas do Brasil e do exterior participam do festival com seus filmes sobre o complexo da produção da energia nuclear, bombas atômicas, acidentes radioativos e sobre radioatividade em geral: de Hiroshima a Fukushima, de Los Alamos a Caetité.
A Cinematografia Brasileira na Era Nuclear
Uma estrela do festival será a première mundial de um novo filme da baiana cineasta Laura Pires. O documentário – que ainda não tem nome – fala sobre a mineração de urânio na Bahia em Caétite e Lagoa Real. A mina da Bahia é a única mina de urânio do Brasil atualmente em operação. Laura Pires já foi produtora dos filmes do famoso cineasta Roberto Pires e realizou com ele duas obras-primas da cinematografia sobre a era nuclear.
“Fora do filme de Laura Pires, o festival vai estrear vários novos filmes do Japão, Estados Unidos, Austrália, Israel, Alemanha, Índia, Ucrânia, Romania, França, Rússia e Itália, mas a seleção final dos filmes ainda não está pronta. Estamos selecionando mais de 30 filmes entre 150 filmes recebidos”, diz Marcia Gomes de Oliveira, diretora executiva do festival e professora da escola técnica em audiovisual Adoplho Bloch/FAETEC .
Urânio Em Movi[e]mento é o único festival internacional de cinema no mundo que reúne ciência, tecnologia, arte e informação sobre a temática nuclear. A 1ª edição aconteceu de 16 a 28 de maio de 2011, em Santa Teresa, nos Centros Culturais Laurinda Santos Lobo e Parque das Ruínas. Ao todo foram exibidos 38 filmes dos cinco continentes, para aproximadamente mil pessoas, entre estudantes, professores, cineastas e convidados provenientes de Salvador, Goiânia, Estados Unidos, Costa Rica e África do Sul. Depois do Rio de Janeiro, o festival viajou com os filmes mais importantes para as capitais brasileiras São Paulo, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, indo depois para Portugal, em Porto, Lisboa, Peniche e Nisa.
A 2ª edição foi reconhecida oficialmente pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 como atividade paralela da Conferência e aconteceu de 28 de junho e 14 de julho de 2012, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM. Contou com a exibição de 54 filmes e a presença de cineastas, jornalistas e especialistas de Goiânia, Estados Unidos, Japão, Itália, Ucrânia, Alemanha. Argentina e Espanha, em meio a um público de 1.800 pessoas. As mostras itinerantes do 2º festival viajaram para Berlim, na Alemanha, e para dez importantes cidades da Índia: Nova Delhi, Shillong, Ranchi, Manipal, Hyderabad, Chennai, Pune, Thrissur, Bangalore e Mumbai.
Uranium Film Festival na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM, de 16 a 26 de Maio de 2013, Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
Maiores informações:
Email: info@uraniumfilmfestival.org
Site: http://www.uraniumfilmfestival.org/index.php/pt/
Norbert Suchanek
Uranium Film Festival – Urânio Em Movi(e)mento
Rua Monte Alegre 356 / 301
Santa Teresa
Rio de Janeiro / RJ
CEP 20.240-194
Brasil
Email: info@uraniumfilmfestival.org
www.uraniumfilmfestival.org
Tel: 0055-21-2507 6704
EcoDebate, 21/03/2013
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.