Pnuma e OMS querem realizar testes sobre efeitos de substâncias químicas sintéticas no sistema hormonal
Relatório das agências da ONU quer saber quais os efeitos que essas substâncias têm no sistema hormonal; material é encontrado em vários produtos domésticos e industriais.
Foto: Unep
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e a Organização Mundial da Saúde, OMS, querem realizar estudos detalhados para saber os efeitos de substâncias químicas sintéticas no sistema hormonal.
O relatório preparado pelas duas agências da ONU, quer que sejam realizadas mais pesquisas para se ter um conhecimento total dos chamados “químicos perturbadores da endocrina”, conhecidos também pela sigla Edcs.
Vida moderna
O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que os produtos químicos fazem parte da vida moderna e movimentam a economia de vários países.
Para Steiner, a falta de controle desses produtos desafia o alcance das metas de Desenvolvimento da ONU e o desenvolvimento sustentável para todos.
Gerações
A diretora de saúde pública da OMS, Maria Neira, afirmou que os últimos dados científicos mostram que comunidades no mundo inteiro estão sendo expostas aos Edcs e aos riscos associados a isso.
Neira disse que a OMS vai trabalhar com os parceiros para estabelecer uma prioridade nas pesquisas. Segundo ela, todos têm responsabilidade para proteger as futuras gerações.
Doenças
Segundo o documento, esses químicos são encontrados em vários produtos domésticos e industriais. O objetivo é saber se há alguma ligação entre eles e várias doenças do sistema hormonal.
Os especialistas explicam que a saúde humana precisa de um sistema endocrinológico em perfeito funcionamento. Ele regula a liberação de certos hormônios que são essenciais para o metabolismo, o crescimento e até mesmo para o sono e o humor das pessoas.
Alteração
O relatório diz que algumas substâncias químicas sintéticas, encontradas em pesticidas, por exemplo, podem alterar essas funções aumentando o risco de problemas de saúde.
O Pnuma e a OMS detectaram uma conexão entre a exposição aos Edcs e o surgimento de câncer de mama, em mulheres, câncer na próstata e efeitos sobre o sistema nervoso de crianças.
Poluição
Os químicos podem contaminar o meio ambiente através da poluição industrial e urbana. A exposição humana aos Edcs pode ocorrer pela ingestão de alimentos contaminados, pela poeira ou pela água.
Outras fontes de contaminação são a inalação de gases e partículas poluentes ou o contato com a pele.
EcoDebate, 21/02/2013
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Fiquei intoxicado pelo agrotóxico
NUFARM U-46 D-Fuid 2,4-D que me obrigaram ser internado em clínicas e hospitais em Belém do Pará no começo do ano de 2008. Em análises de sangue efetuadas na Itália em 2011 ainda havia restos deste produto no meu sangue. Tenho toda a documentação médica do período em que estive hospitalizado. Se for útil para a dra. Maria Neira tomar conhecimento desta documentação onde estão registrados os efeitos da comtanimação, estão a disposição. Somente precisaria saber como contatar a dra. Maria Neira e ouvir dela se poderia ser útil uma minha ida até os escritórios da OMS a fim de efetuar os controles que serviriam para as pesquisas a serem realizadas. Posso , se precisar, ir até a sêde da OMS nos Estados Unidos ( as despesas de viagem e hospedagem ficam por minha conta ). Padre Angelo Pansa- Delegado ICEF (International Court of the Environemnt Foundation)
Para os moderadores que irão avaliar o comentário encaminhado ainda há pouco.
Podem repassar para a dra. Maria Neira ou o dr. Achim Steiner o meu endereço de e-mail assim como a texto do comentário anterior. Obrigado.
Padre Angelo Pansa- Delegado ICEF (International Court of the Environment Foundation)