EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF/CE acusa Chesf de destruir onze sítios arqueológicos

 

notícia

 

O Ministério Público Federal, por meio do Procurador da República em Juazeiro do Norte/ Iguatu, Celso Costa Lima Verde Leal, ajuizou na 16ª Vara da Justiça Federal do Ceará, uma ação civil pública contra a Chesf (Companhia Elétrica do São Francisco) por danos causados ao meio ambiente.

A companhia é acusada de devastar onze sítios arqueológicos, de maneira seriada e definitiva, situados na área de construção de uma linha de transmissão elétrica entre os municípios de Milagres e Tauá. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “a Chesf não realizou o devido monitoramento arqueológico, gerando o dano ao patrimônio ambiental”. O IPHAN ainda destaca a importância dos sítios atingidos por conter informações sobre a dispersão dos grupos Tupi no território brasileiro.

Na ação, o MPF quer obrigar a Chesf a pagar 2 milhões e 500 mil reais com finalidade compensatória pelos irreversíveis danos causados. A quantia será utilizada pelo IPHAN na reforma e construção de museus arqueológicos e na realização de seminários e palestras educativas sobre o meio ambiente natural e cultural. Também está incluído o pagamento de 1 milhão de reais pelo dano moral coletivo causado ao patrimônio histórico-cultural nacional.

A investigação teve início em razão da representação formulada pela Câmara de Vereadores de Tauá, em 2007. Desde então, várias tentativas foram realizadas com o intuito de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta. Entretanto, não houve acordo quanto ao valor entre a Chesf e o IPHAN, o que levou o MPF a ajuizar a ação.

Fonte: Ministério Público Federal no Ceará

EcoDebate, 24/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa