EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Representante da Contag avalia como insuficiente decreto que institui política de agroecologia no país

 

A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. – Charge por Latuff
A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. – Charge por Latuff, no Humor Político

 

O Decreto 7.794 que institui a Política de Agroecologia e Produção Orgânica, publicado em 20/8 no Diário Oficial da União, aponta para um futuro de valorização da atividade, mas ainda é insuficiente para a implantação de um projeto agroecológico efetivo no país. A avaliação é da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Carmen Foro.

Ela participou ontem (21) de um debate sobre agroecologia durante o Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas. O evento ocorre até hoje (22), em Brasília.

“Ainda estamos analisando [o documento], mas achamos que o governo tinha que ter incorporado um conjunto de proposições que fizemos. O decreto tem princípios que saíram da agenda que formulamos, mas ainda deixou de fora elementos fundamentais para a execução prática da agroecologia e não dá conta dos desafios que temos. Não é possível, por exemplo, haver agroecologia sem reforma agrária ou sem investimentos e isso não está de forma clara no decreto”, disse.

O documento define como diretrizes da política, entre outros elementos, a promoção do uso sustentável dos recursos naturais, a valorização da agrobiodiversidade e dos produtos da sociobiodiversidade, o estímulo às experiências locais de uso e conservação dos recursos genéticos vegetais e animais, e a ampliação da participação da juventude rural na produção orgânica e de base agroecológica.

Outro fator considerado primordial pela representante da Contag, para a implantação de um projeto agroecológico no país, é o de combater as desigualdades de gênero no campo. Segundo Carmen Foro, essas desigualdades são “evidentes”, embora não sejam traduzidas em números.

“Temos poucos números que retratem essas desigualdades, mas a prática demonstra que isso existe de forma muito perversa. Não teremos um projeto agroecológico se não enfrentarmos a divisão sexual do trabalho e a violência contra as mulheres no campo, por exemplo. Não adianta cuidar para que as formigas não morram se mulheres são espancadas”, destacou.

Reportagem de Thais Leitão, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 22/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa