Estudo de Caso: A Educação Ambiental como Ferramenta no Tratamento dos Resíduos Sólidos gerados pelo Lar Escola São Francisco
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO RADIAL DE SÃO PAULO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA NO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELO LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO
IEDA UEHARA ET AL,
MARTA DA SILVA
AMANDA ROSSI MASCARO
- RESUMO
Dois grandes problemas ambientais mundiais são o lixo e a degradação do meio ambiente, resultantes do consumo desenfreado e da incorreta destinação de resíduos.
O Art. 3º, VII, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispõe sobre a não geração, a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético dos resíduos que devem ter uma destinação final ambientalmente correta. Este projeto tem como objetivo fornecer ferramentas que contribuam para o adequado gerenciamento dos resíduos sólidos do LESF.
Nessa perspectiva, o presente estudo foca um dos quatro eixos do Programa de Educação Ambiental do Lar Escola São Francisco: a Gestão de Resíduos Sólidos, aprofundando a análise dos impactos do atual descarte e sugerindo medidas mitigadoras que permitam sua adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Mensalmente, três toneladas de resíduos sólidos inertes, não inertes e perigosos são geradas pelo LESF Esses resíduos são compostos por gesso, madeira, ferrosos, polímeros sintéticos, poliuretano, orgânicos e infectantes.
Para o gesso, resíduo sólido gerado em maior quantidade e para o qual ainda não há tecnologia economicamente viável que permita sua reciclagem, o estudo apresenta algumas sugestões de reaproveitamento dos materiais, em parte pela própria instituição, e também por cooperativas e empresas recicladoras com as quais ela estabeleceria parcerias, diminuindo, assim, a destinação aos aterros.
Para a implantação efetiva do projeto, o estudo propõe oferecer educação ambiental por meio de oficinas práticas que garantam a continuidade e permanência do processo educativo, a instalação de uma Estação de Triagem e Armazenamento e a divulgação da Coleta Seletiva em toda a instituição, que seriam feitas com recursos captados junto às empresas socialmente responsáveis.
PALAVRAS-CHAVES: programa de educação ambiental — impactos ambientais – gestão de resíduos sólidos — coleta seletiva.
- INTRODUÇÃO
O Lar Escola São Francisco é uma Instituição Filantrópica pioneira e um Centro de Reabilitação Médica que atende pessoas portadoras de necessidades especiais e mobilidade reduzida, indicados pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O LESF realiza, em média, 17 mil atendimentos mensais a pessoas com diagnóstico de deficiência de origem ortopédica, neurológica, reumatológica ou geriátrica. Possui convênio técnico-científico com a Escola Paulista de Medicina e com a Universidade Federal de São Paulo. No desempenho dos programas em reabilitação, a Instituição conta com uma equipe interdisciplinar composta por profissionais especializados em: atividade física adaptada, bloqueio químico, brinquedoterapia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, nutrição, odontologia, psicologia, psicopedagogia, serviço social e terapia ocupacional.
A Instituição oferece para até 120 crianças, com idade de 4 a 15 anos, atividade escolar Especial de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, reconhecida pela Secretaria Estadual de Educação. A Oficina Ortopédica produz, em média, 1.250 produtos ortopédicos todos os meses. São órteses, próteses, cadeiras de rodas, calçados e diversos produtos adaptados que oferecem conforto e segurança aos usuários.
Todos os pacientes atendidos são orientados para a inclusão educacional, social e econômica, sempre com o foco nas suas capacidades e respeitando suas limitações.
O Programa de Educação Ambiental do Lar Escola São Francisco foi criado com o objetivo de promover a consciência ecológica e contribuir para a mudança de comportamento dos funcionários, colaboradores, pacientes e alunos da instituição. O Programa possui quatro eixos temáticos: a oficina de horticultura na Escola de Educação Especial; a oficina de aproveitamento de alimentos dirigida às mães; a vermicompostagem dos resíduos orgânicos feita em caixas digestoras com minhocas e a gestão integrada dos resíduos sólidos.
Este estudo contempla o quarto eixo para atender a solicitação feita pela Entidade no ensejo de adequar-se à Política Nacional dos Resíduos Sólidos, uma vez que já cumpre a Legislação Municipal (Decreto n0 51.907/2010 PMSP) no que tange a destinação dos resíduos.
Do volume mensal gerado pela instituição, 600 kg são “rejeitos” coletados pela Ecourbis e 450 kg são reintegrados à cadeia produtiva pela doação para catadores de materiais recicláveis. Os 1950 kg restantes são acondicionados em caçambas cadastradas pela Limpurb e encaminhados aos aterros que atendem ao município.
Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Social
Política Nacional de Educação Ambiental
Política Nacional dos Resíduos Sólidos
Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Programa de Educação Ambiental do Lar Escola São Francisco
- OBJETIVOS
Este estudo busca adequar as ferramentas de educação ambiental às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e elenca como objetivos principais a:
Redução na geração de resíduos sólidos com a oficina de aproveitamento integral dos alimentos, Reutilização de material orgânico na vermicompostagem e de alguns materiais gerados na Oficina Ortopédica e Reciclagem com a implantação da coleta seletiva e correta destinação.
Objetivos específicos:
- Quantificar, identificar e classificar os resíduos sólidos;
- Analisar os impactos ambientais provenientes do descarte atual;
- Desenvolver pesquisas para reaproveitamento de materiais utilizados no processo produtivo da oficina ortopédica;
- Estabelecer parcerias com cooperativas e empresas recicladoras para a destinação adequada de materiais passíveis de reciclagem;
- Projetar a Estação de Triagem e Armazenamento;
- Orçar os equipamentos, coletores ambientais e materiais de divulgação;
- Captar recursos para viabilizar a implantação do projeto.
- METODOLOGIA
A metodologia teve como ferramenta norteadora a Lei 9795/99 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e entende por educação ambiental “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”, conceito demonstrado por Genebaldo Freire Dias, figura.
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Figura: FREIRE DIAS, Genebaldo. Educação Ambiental. São Paulo. 6a Ed.Gaia 2006.p.111.
Outra ferramenta empregada na construção do estudo tem por base a coleção de cadernos de reciclagem do CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem – cujo objetivo principal é conscientizar e orientar tecnicamente segmentos específicos do mercado para o desenvolvimento de programas de gestão de resíduos sólidos urbanos. .
O método utilizado na fase de diagnóstico analisou o perfil sócio-cultural da Instituição e do resíduo gerado pelas atividades desenvolvidas em todos os setores.
Os resíduos foram identificados e quantificados e em seguida, iniciou-se a análise dos impactos adversos e as mitigações cabíveis.
A instituição foi mapeada para identificação e definição de locais adequados para a instalação dos equipamentos, coletores ambientais, placas sinalizadoras e cartazes.
Contatos com empresas recicladoras e cooperativas de catadores de materiais recicláveis foram estabelecidos para viabilizar a coleta.
Uma pesquisa detalhada acerca do gesso, devido ao grande volume, orientou o estudo na busca de parcerias para reprocessá-lo e reaproveitá-lo evitando o impacto gerado pelo descarte atual.
Verificou-se a necessidade de edificar estrategicamente uma estação de triagem, adequada ao volume gerado facilitando o armazenamento e coleta.
A rede de cooperação articulada durante a elaboração do estudo deverá ser capaz de proporcionar a continuidade dos trabalhos, por meio do comprometimento e envolvimento contínuo de todos nos processos a serem implantados.
A equipe é multidisciplinar e formada pela Superintendência, Desenvolvimento Institucional, Gerência Financeira, Direção da Escola de Educação Especial, Oficina Ortopédica, Departamento de Nutrição Departamento, Departamento de Manutenção do LESF e pelos alunos voluntários do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental sob a orientação dos docentes da Universidade Estácio de Sá.
- MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Impactos adversos: O resíduo sólido orgânico é altamente poluente quando acumulado e torna-se inatrativo e malcheiroso devido à decomposição destes produtos criando um ambiente propício ao desenvolvimento de vetores que encontram alimento, abrigo e condições adequadas para proliferação. Em aterros sanitários, controlados ou lixões constitui-se em fonte geradora de gases (CO2, CH4, vapor d’água, O2, N2, ácido sulfúrico e sulfuretos) e de líquidos percolados (chorume). A descarga do chorume no meio contamina o solo e os cursos d’água, reduzindo o oxigênio e exterminando organismos aeróbios.
Destinação sugerida: 40%: Vermicompostagem – Oficinas de Horticultura e Horta e 10%: Oficinas de Aproveitamento Integral de Alimentos
Impactos adversos: Impactos gerados pelo descarte incorreto: contaminação do solo e do ar, proliferação de doenças, acidentes com colaboradores e agentes ambientais.
Destinação sugerida: O descarte dos resíduos infectantes no Lar Escola São Francisco é regulamentado conforme CONAMA 358/05, IPT – NEA 55 e Resolução da ANVISA nº 306/2004 – descarte dos resíduos infectantes.
Impactos adversos: Grande consumo de recursos naturais em seu processo produtivo. O uso de produtos químicos tóxicos na separação e no branqueamento da celulose também representa risco para a saúde humana e para o meio ambiente, comprometendo a qualidade da água, do solo e dos alimentos.
Destinação sugerida: Doação para o Instituto da Reciclagem do Adolescente – www.reciclar.org.br
Impactos adversos: Segundo estudo do Departamento de Engenharia de Construção Civil da USP, em contato com umidade e condições anaeróbicas com baixo pH, e sob ação de bactérias redutoras de sulfatos (o produto é um sulfato de cálcio) – condições presentes em muitos aterros sanitários e lixões – o gesso pode formar gás sulfídrico, que possui odor característico de ovo podre, além de ser tóxico e altamente inflamável. Além de ocupar um espaço significativo nos aterros sanitários. Em pó é considerado material particulado, que suspensos no ar podem provocar irritações alérgicas.
Destinação sugerida: Reutilização deste resíduo pela trituração do material, reinserindo-o ao processo produtivo.
Impactos adversos:Resíduos de madeira e produtos derivados depositados de maneira incorreta constituem focos de atração e disseminação dos insetos, principalmente os xilófagos (térmitas ou cupins), facilitando a contínua infestação da área. Outro impacto é a possibilidade de contaminação do solo, pela liberação de compostos químicos agregados à madeira e seus derivados
Destinação sugerida: Utilização de parte do resíduo pela oficina terapêutica, em trabalhos artesanais, sendo o restante doado para reuso.
Impactos adversos: O alumínio é obtido a partir do minério bauxita. Vale ressaltar que o processo de extração deste minério é atividade que provoca intenso impacto do solo e dos corpos hídricos.
Destinação sugerida: Este metal é 100% reciclável, em número ilimitado de vezes e quando se recicla o alumínio, são economizados 95% da energia.
Negociação de parcerias para a venda deste material para empresas de reciclagem, promovendo a sua reintegração à cadeia produtiva.
Impactos adversos:O aço ferroso exposto à natureza sofre oxidação num prazo médio de três anos, transformando-se em óxidos ou hidróxidos de ferro, contaminando o solo. Causa riscos à saúde, podendo provocar acidentes. Se recuperado, pode ser reciclados infinitamente.
Destinação sugerida: Negociação de parcerias para a venda deste material para empresas de reciclagem, promovendo a sua reintegração à cadeia produtiva.
Impactos adversos: Ocupam muito espaço nos aterros devido à dificuldade de compactação e por sua baixa degradabilidade. A destinação inadequada contribui para inundações, assoreamento e poluição de rios. Propiciam condições de proliferação de vetores, agridem a fauna e causam poluição visual.
Destinação sugerida: Estabelecimento de parcerias com empresas recicladoras.
Impactos adversos: Contribuição para a destruição da camada de ozônio, liberação de gases causadores do efeito estufa e liberação de compostos tóxicos e potencialmente alergizantes e cancerígenos.
Destinação sugerida: Estabelecimento de parcerias com empresas recicladoras, que podem utilizar este resíduo como carga de enchimento de estofados ou no coprocessamento em indústrias de cimento.
- RESULTADOS
Conforme entrevistas realizadas após a Oficina de Horticultura, constatou-se:
- 93% dos alunos tiveram o desempenho avaliado com “muito bom” e “bom”;
- 86% dos alunos apresentaram mudança positiva no comportamento, tanto na escola como em casa;
- 50% das mães obtiveram aproveitamento do conhecimento adquirido.
E o resultado mais importante dessa atividade foi que a educação ambiental passou a fazer parte da grade curricular da Escola de Educação Especial.
A vermicompostagem foi implantada experimentalmente, com duas caixas digestoras, e está sendo utilizada como uma das ferramentas no processo de alfabetização ecológica. O húmus resultante está sendo utilizado na horta e jardim da instituição.
A Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos dirigida às mães foi divulgada na instituição e devido ao grande interesse demonstrado, foi agendada para início da primavera.
Para a implantação da coleta seletiva estão sendo negociadas parcerias para a captação de recursos.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, o programa de Educação Ambiental do Lar Escola São Francisco ganha relevância no eixo temático relativo à gestão dos resíduos sólidos.
Destacamos que os objetivos da Gestão dos Resíduos Sólidos por meio da implantação da coleta seletiva são:
- Reduzir o volume de três toneladas mensais geradas pela Instituição;
- Diminuir a destinação para aterros, aumento sua vida útil e eliminando os respectivos impactos adversos que causam ao meio;
- Estimular a economia de recursos ambientais, econômicos e sociais contribuindo para a promoção da cidadania na construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.
A implantação da coleta seletiva marcará o início de uma nova postura ambiental para os funcionários, pacientes, colaboradores e alunos do LESF.
- FONTES CONSULTADAS
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Brasil. Congresso Nacional. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília:Diário Oficial da União, 1999.
Brasil. Congresso Nacional. Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília:Diário Oficial da União, 2010.
Brasil. Congresso Nacional. Lei 11.346 de 15 de setembro de 2006. Institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília:Diário Oficial da União, 2006.
EcoDebate, 17/08/2012
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