EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Servidores do Ibama no Pará alertam para desmatamento; Ibama garante fiscalização

 

Desmatamento na Amazônia, em foto de arquivo Ibama
Desmatamento na Amazônia, em foto de arquivo Ibama
Dados do governo federal indicam queda do desmatamento na Amazônia. Ainda assim alguns estados exigem atenção redobrada, é o caso do Pará, alvo permanente de preocupação das autoridades. Na última semana, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que atuam no estado, alertaram que, nos quatro primeiros dias de agosto, foram desmatados 57,44 quilômetros quadrados de florestas no Pará.

O dado obtido a partir das informações do sistema de detecção de desmatamento em tempo real, conhecido como Deter, mostra que a derrubada de árvores em todo o estado, já corresponde a uma área de quase 6 mil campos de futebol. As imagens foram captadas pelo satélite utilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Associação dos Servidores do Ibama no Pará (AsIbama-PA) destacou, em nota, que “o aumento significativo nos desmates está relacionado à falta de fiscalização”. Há quase dois meses, os fiscais e outros funcionários do órgão estão em greve, mantendo apenas atividades internas e operação- padrão em portos e aeroportos.

De acordo com os servidores, os fiscais não estão indo a campo impedir a devastação das florestas no estado. “Das quatro operações planejadas pelo Ibama para ocorrer em julho, nenhuma foi executada, pela adesão ao estado de greve. Com isso, os desmatamentos indicados pelo Deter deixaram de ser constatados, multados e embargados”, destacou a nota.

Pelas contas da associação, em menos de 30 dias, foi registrado crescimento de 245% no índice de desflorestamento. Enquanto a taxa registrada pelos servidores, em junho, era de 37,95 quilômetros quadrados de devastação, no mês seguinte o índice chegou a 92,98 quilômetros quadrados.

“O desmatamento tem o efeito bola de neve. Se um vizinho desmata, ganha dinheiro, compra carro, coloca gado no pasto e nada acontece contra ele, outros vão deixar a floresta em pé para quê? Ele vai desmatar também”, afirmou, em nota, , a analista ambiental Cecília Cordeiro, presidente da associação de servidores no estado.

Apesar do alerta, o Ibama garante que as atividades de fiscalização e controle do desmatamento na Amazônia paraense continuam. Segundo informações do órgão ambiental, as operações de fiscalização estão sendo feitas em regiões problemáticas do estado do Pará, em municípios como Novo Progresso, Altamira e São Félix do Xingu.

“Nos últimos dias foram detectadas extrações ilegais de madeira e polígonos de desmatamento, sendo que os responsáveis foram identificados e responsabilizados”, acrescentou a assessoria do órgão ambiental.

O Ibama ainda explicou que, na região de Novo Progresso, onde agentes de fiscalização sofreram emboscada em área de extração ilegal de madeira, a operação é feita com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública.

“Devido à evolução na detecção de desmatamento e a verificação de que algumas áreas embargadas estão sendo utilizadas para a criação de gado, já se estudam medidas para a retomada de apreensão e doação de bovinos criados ilegalmente nestas áreas”, concluiu a nota, informando, ainda que as operações de comando e controle serão intensificadas pelo Ibama.

Reportagem de Carolina Gonçalves, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 13/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Servidores do Ibama no Pará alertam para desmatamento; Ibama garante fiscalização

  • É, uma covardia o que estão deixando fazer com nossas matas, como tudo nesse pais onde só tem safados no poder as matas os animais morrem para que os bolsos de muito politicos e outros cretinos encham os bolsos, nojo de pertecer a uma sociedade doente e o pior se o governo colocasse o exercito tudo isso seria diferente, mais gente grande até mesmo do governo leva um por fora, que nojo.

Fechado para comentários.