EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) disponibiliza dados sobre segurança alimentar e nutricional pela internet

 

alimentos

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) desenvolveu dois sistemas para permitir o acesso a informações sobre segurança alimentar e nutricional por meio da internet. Os gestores poderão acompanhar com detalhes os dados sobre produção, gastos, acesso e disponibilidade de alimentos no país, facilitando, assim, a implantação de projetos e ações.

O primeiro sistema, chamado PAA Data, é uma ferramenta que apresenta dados referentes ao Programa de Aquisição  de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com estados e municípios. O objetivo é dar suporte para o monitoramento, gestão e planejamento ao programa.

No PAA Data, são disponibilizadas informações como os fornecedores, tipos de produtos, entidades beneficiadas, recursos e volume de produtos comercializados.

O segundo é o Data SAN, que faz parte do portal Data Social. O sistema foi criado a partir de dados e indicadores divulgados pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), baseados no relatório A Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito à Alimentação Adequada no Brasil: indicadores e monitoramento da Constituição de 1988 aos dias atuais, publicado em 2010.

O sistema Data SAN permite analisar a produção de alimentos, renda e despesas, acesso à alimentação saudável e adequada, saúde, nutrição, educação, programas e políticas públicas.

As informações que integram as 121 variáveis do Data SAN são fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Matéria da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 03/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa