RJ: MPF firma acordo para proibir novas construções em área de preservação permanente do rio Paraíba do Sul
Prefeitura de Volta Redonda e Inea se comprometem a não autorizar empreendimentos em área do rio Paraíba do Sul
O Ministério Público Federal (MPF) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Volta Redonda, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a União para preservar e recuperar a faixa marginal de proteção do rio Paraíba do Sul, área de preservação permanente em que estão localizados diversos empreendimentos e construções.
No TAC, assinado pelo procurador da República Rodrigo da Costa Lines, o município de Volta Redonda se compromete a negar a concessão de novos alvarás de construção para imóveis e empreendimentos inseridos na área de preservação permanente do Paraíba do Sul e fica responsável por implementar um plano de recuperação da área degradada, utilizando espécies nativas.
Já o INEA se compromete a elaborar em 12 meses a primeira etapa do plano de regularização fundiária sustentável das ocupações em área de preservação permanente no local e a notificar todas as empresas que exercem atividades poluidoras e que não tenham licença ambiental para que requeiram autorização junto ao Cadastro Técnico Federal do IBAMA. No TAC, o município de Volta Redonda e o INEA se comprometem ainda a fiscalizar as margens do rio Paraíba do Sul, promovendo embargos, interdição, remoção e demolição administrativa de toda obra iniciada a partir da assinatura do termo, quando localizadas em área de preservação permanente.
“O TAC firmado representa um importante passo do MPF, do INEA e da Prefeitura de Volta Redonda para preservação do Rio Paraíba do Sul e para garantir critérios técnicos para definir as ocupações que podem ser regularizadas e aquelas que não podem, afastando, assim, a situação de insegurança ambiental, social e jurídica atual” – disse o procurador.
Fonte: Procuradoria da República no Rio de Janeiro
EcoDebate, 12/06/2012
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.