Brasileiros usam 15 bilhões de sacolas plásticas por ano (41 milhões por dia)
Brasília – Nos arredores de Brasília, sacolas plásticas se espalham e poluem o meio ambiente , sujando árvores e plantas. Foto de Elza Fiuza/ABr.
No Brasil, estima-se que o uso de sacola plástica seja de 41 milhões por dia, 1,25 bilhão por mês e 15 bilhões por ano. Mas os consumidores brasileiros representam apenas uma parte do uso mundial do produto. Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indicam que, no mundo, são distribuídas de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas por ano. Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.
Na Irlanda, por exemplo, as sacolas plásticas foram vendidas, inicialmente, 0,15 centavos de euro por sacola. Com isso, houve a redução de 94% no consumo individual. Antes de 2002, quando a lei foi instituída, cada consumidor usava 300 sacolas por ano. Agora, o número é de 21 sacolas anuais. Hoje, o preço da sacola é de 0,22 centavos de euro. O comércio oferece sacolas retornáveis.
Na Inglaterra, as sete maiores redes atacadistas assinaram acordo voluntário com o governo para reduzir à metade o consumo de sacolas plásticas até 2009. Para atingir a meta, houve investimento em ações de educação e conscientização dos consumidores, além da adoção de programas de fidelidade e campanhas de reciclagem.
Os Estados Unidos e o Canadá não possuem leis nacionais regulando o uso de sacolas. Nesses países, cabe a cada estado adotar sua norma. Em Washington, capital norte-americana, há a cobrança de US$ 0,05 para cada sacola plástica ou de papel usada no comércio.
Em Toronto, no Canadá, desde 2009 os comerciantes cobram US$ 0,05 por sacola plástica. O governo local incentiva que o dinheiro arrecadado seja usado na própria comunidade ou em iniciativas ambientais.
Reportagem de Priscilla Mazenotti, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 12/03/2012
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Como coordenador da futura ABRAESPS, associação que representará todas as empresas de sacolas personalizadas em serigrafia,achamos justo a causa de preservar o meio ambiente,pois é a nossa casa,mas defendemos que a polêmica em torno da extinção ou substituição das sacolas plásticas,seja discutido de maneira responsável.
Pois o caos que vemos hoje no meio ambiente pelo excesso de sacolas,são resultado da omissão do poder público em não ter adotado medidas preventivas na década de 60 quando as sacolas plásticas surgiram como a melhor alternativa para substituir as de papel,que na época era apontado como grande incentivador ao desmatamento.E as coletas seletivas,a reciclágem,a educação ambiental, e sacolas mais resistente nos supermercados reduziria o desperdicio.
Mas o plástico oxi-biodegradavél ainda não se chegou a um consenso geral sobre a sua total eficiência ao meio ambiente.
Julio Ferreira – Coordenador da FUTURA ABRAESPS(http://www.abraesps.co.cc)