Ibama faz grande apreensão de agrotóxicos no interior de São Paulo
Operação para fiscalizar o uso e o armazenamento de agrotóxicos no interior de São Paulo apreende quase uma tonelada de produtos tóxicos. Entre as irregularidades, foram encontrados produtos com data de validade vencida, em embalagens inadequadas e produtos não autorizados. A operação aconteceu entre os dias 10 e 24 de fevereiro, sendo os alvos principais fazendas produtoras de laranja na região de Bebedouro, maior centro produtor de suco de laranja do país.
Durante a operação, os agentes do Ibama aplicaram multas no valor de R$ 91 mil, além de apreenderem 876 kg de agrotóxicos irregulares. Em uma das propriedades fiscalizadas, foi encontrado brometo de metila, produto banido do país para uso agrícola há mais de 10 anos. Os produtores também foram notificados a melhorar a sinalização dos locais de armazenamento dos agrotóxicos, a devolver produtos vencidos a menos de seis meses e a se cadastrar no Cadastro Técnico Federal.
Instituído pela Política Nacional de Meio Ambiente – Lei 6.938/98, o CTF é o registro de todos os empreendimentos que possuem atividade potencialmente poluidora, em um banco de dados gerido pelo Ibama. O uso inadequado de agrotóxicos, além de causar sérios danos ao meio ambiente, pode ocasionar a intoxicação dos trabalhadores que manipulam os produtos sem a proteção necessária.
Como resultado da operação, foram lavrados 22 notificações, oito autos de infração e oito termos de apreensão. A operação faz parte do Planejamento Anual de Proteção Ambiental, do instituto, e terá novas etapas ao longo deste ano.
Ibama/São José do Rio Preto/SP
Fotos: Ibama/São José do Rio Preto/SP
EcoDebate, 29/02/2012
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.