Seminário na Câmara discute impactos negativos do novo Código Florestal
A Frente Parlamentar Ambientalista e o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável realizam nesta terça-feira (28) o seminário “Código Florestal: o Que Diz a Ciência”.
O evento reunirá pesquisadores e cientistas para discutir os impactos negativos da proposta do novo Código Florestal. O projeto que altera o Código Florestal (PL 1876/99) foi aprovado na Câmara no ano passado. Como o Senado modificou o texto aprovado pelos deputados, o texto será votado novamente pela Câmara neste ano.
Confira as diferenças entre os textos da Câmara e do Senado.
Às 18 horas, será exibido o documentário “Toxic Amazônia”, dirigido por Bernardo Loyola e Felipe Milanez, sobre a investigação da morte dos ambientalistas José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, ganhadores do prêmio da ONU Heróis da Floresta, assassinados em maio do ano passado, no Pará.
Também durante o evento, será encaminhada aos presentes uma petição pública em favor da imediata proteção de Laisa Sampaio, irmã de Maria do Espírito Santo e cunhada de José Cláudio, que vem recebendo ameaças de morte, da mesma forma como foram ameaçados sua irmã e seu cunhado, antes de efetivamente serem executados por causa de sua luta contra o desmatamento ilegal do assentamento onde viviam.
Perdas e ganhos
Na quarta-feira (29), a Frente Ambientalista promoverá café da manhã, às 8 horas, no 10º andar do anexo 4. Foram convidados o jornalista Leão Serva, que vai apresentar seu estudo “Perdas e Ganhos do Código Florestal”, e a doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo Regina Celia Correa de Araújo, que vai falar sobre os custos socioambientais do agronegócio no Brasil.
Veja a programação completa do evento.
Evento: Código Florestal: o Que Diz a Ciência
Dia: 28/02/2012 (terça-feira)
Local: auditório Nereu Ramos, anexo 2
Horário: 14 às 18 horas
Mesa 1: Abertura do evento
* Presidente Câmara, Deputado Marco Maia
* Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Deputado Sarney Filho (PV-MA)
* Deputado Chico Alencar (PsolL-RJ)
* Deputado Ivan Valente (Psol-SP)
* Deputado Marcio Macedo (PT-SE)
* Representantes do Comitê Brasil
Mesa 2: Recursos hídricos e Várzeas e o Código Florestal
– Áreas Úmidas: pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Maria Tereza Piedade
– Contas Sociais das Cadeias Produtivas Rurais da Amazônia: diretor de Pesquisas do Ipea, Francisco de Assis Costa
– Manguezais: Yara Novelli (USP)
– APP de Beira de Rio: Antonio Nobre
– Recursos Hidricos: Jose Galize Tunise
Mesa 3: Contas Sociais e Cadeias Produtivas na Amazônia
– A legislação ambiental brasileira numa perspectiva comparada: Ana Maria de Oliveira Nusdeo (USP)
– Legislação comparada no mundo: Beto Verissimo
– Status de florestas em países selecionados: Imazon e Proforest
Informe da Agência Câmara de Notícias, publicado pelo EcoDebate, 28/02/2012
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.