EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Bacia amazônica está virando emissora de carbono, alerta estudo na revista Nature

 

A bacia amazônica, tradicionalmente considerada uma proteção contra o aquecimento global, pode estar se tornando um contribuinte-chave de emissões de dióxido de carbono (CO2) como resultado do desmatamento, alertaram cientistas em artigo [The Amazon basin in transition] publicado nesta quarta-feira.

Em um resumo divulgado na revista Nature, cientistas chefiados por Eric Davidson, do Centro de Pesquisas Woods Hole (WHRC), em Massachusetts, a Amazônia está “em transição” em consequência das atividades humanas. Matéria da France Presse.

Ao longo de 50 anos, a população na região aumentou de 6 para 25 milhões de habitantes, levando a uma limpeza maciça de terreno para a exploração de madeira de corte e a agricultura, afirmaram.

O balanço de carbono da Amazônia – quantidade de dióxido de carbono que é liberada ou retirada da atmosfera – está mudando, embora seja difícil estimar com precisão, acrescentaram.

“O desmatamento alterou o balanço líquido da bacia de um possível sumidouro de carbono, no final do século XX, para uma fonte líquida”, afirmaram os cientistas no artigo.

Florestas maduras, como a amazônica, são fatores importantes na equação do aquecimento legal.

Suas árvores sugam CO2 da atmosfera, através da fotossíntese. Mas quando apodrecem ou são queimadas ou a área de florestas é desmatada, o carbono volta para o ar, incrementando o efeito estufa.

O artigo calcula que a biomassa da Amazônia contenha colossais 100 bilhões de toneladas de carbono, o equivalente a mais de 10 anos de emissões globais de combustíveis fósseis.

Desencadeador de mudanças no clima, o aquecimento global pode liberar parte deste estoque, alertaram.

“Grande parte da floresta amazônica é resiliente à seca sazonal e moderada, mas esta resiliência pode ser e foi exacerbada com secas severas experimentais e naturais, indicando um risco de perda de carbono se a seca aumentar com as mudanças no clima”, acrescentaram.

No artigo, os cientistas também destacaram que tem sido registradas secas extremas e cheias nas bacias do Tocantins e do Araguaia, cujos rios drenam a região do Cerrado, fortemente desmatada.

“Onde o desmatamento é extenso em escalas local e regional, a duração da estação seca está se alongando e a descarga da estação úmida está se intensificando”, destacou.

The Amazon basin in transition
Nature 481, 321-328 doi:10.1038/nature10717

Matéria da France Presse, no Correio Braziliense.

EcoDebate, 20/01/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Bacia amazônica está virando emissora de carbono, alerta estudo na revista Nature

  • Estamos vivendo um processo bastante avançado da INEVITÁVEL destruíção das condiçoes de vida no planeta Terra, promovido pelos interesses inconseqüentes do capitalismo.
    INEVITÁVEL?
    Se considerarmos que o capitalismo detém toda a estrutura de poder e que seus princípios, que conduzem à destruíção, são inflexíveis, veremos que não resta a quem apelar.
    Então, ficaremos somente assistindo à evolução do processo destrutivo, e sofrendo os efeitos, até que não possamos mais existir, enquanto espécie?
    Parece que não há alternativa. Manda quem pode, e o capitalismo é o todo-poderoso.
    Se alguém puder provar o contrário do que digo, eu gostarei muito de admitir que estou totalmente enganado.
    EVITE QUE MAIS UM SER HUMANO SEJA GERADO E VENHA CONTRIBUIR PARA APRESSAR A DESTRUÍÇÃO. O PLANETA AGRADECE.
    Cordiais saudações a todos que tomaram conhecimento da minha triste e evidente constatação.

Fechado para comentários.