Unesco lança iniciativa para proteger e conservar os diferentes ecossistemas do planeta
Projeto interdisciplinar envolve todos os setores da agência e visa engajar diferentes órgãos da sociedade pública em compromissos de proteção e manutenção da biodiversidade.
Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris.
A Unesco lança, nesta quarta-feira, a iniciativa ‘Unesco pela Biodiversidade’. O projeto visa integrar os diversos setores da agência em uma campanha para proteger e conservar os diferentes ecossistemas do planeta.
Esta iniciativa vai contribuir para os esforços que a agência da ONU já efetua para a construção de sociedades e economias sustentáveis, que investem no desenvolvimento humano e no capital social.
Recursos Naturais
Segundo a Unesco, uso insustentável dos recursos naturais, combinado com as necessidades de uma população global crescente, está prejudicando seriamente a saúde dos ecossistemas, resultando na perda da biodiversidade. Atualmente cerca de 17 mil espécies estão em perigo de extinção.
Um problema que deve ser combatido pela agência com educação, comunicação e políticas públicas.
A agência lembrou ainda que biodiversidade é essencial para o bom funcionamento dos sistemas cruciais para a dignidade humana e o bem-estar: fornecimento de água potável e alimentos, fertilidade do solo e regulação do clima.
Além de ser importante na manutenção da ‘biblioteca genética’, uma fonte insubstituível de inovações em produtos químicos e farmacêuticos.
Matéria da Rádio ONU, publicada pelo EcoDebate, 10/11/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.