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Notícia

Nenhum carro das 11 montadoras pesquisadas pelo Idec possuem a etiqueta de eficiência energética

 

OMS revela que o Brasil está na lista dos países mais poluentes do mundo e o PBEV continua sendo voluntário

Após anúncio da Organização Mundial de Saúde, de que o Brasil possui média de poluição do ar duas vezes superior ao que estabelece a entidade, o Instituo Brasileiro de Defesa do Consumidor divulga pesquisa que realizou com 11 montadoras de carros, responsáveis por algo em torno de 70% do CO2 gerado nas atividades de transporte.

A pesquisa foi realizada com as 11 montadoras que mais venderam carros no primeiro semestre de 2011, de acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea): Citroën, Fiat, Ford, Chevrolet, Honda, Hyundai, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen e constatou total falta de clareza das informações sobre eficiência energética de seus veículos ao consumidor.

Em dissonância com a postura que assumem em seus países de origem, por falta de determinação do poder público no Brasil, as empresas não informam em seus canais de atendimento (SAC, site e concessionária), o rendimento do combustível de cada modelo e a emissão de CO2 do veículo na atmosfera.

Além da pesquisa nesses canais, o Idec enviou um questionário formal às empresas, mas apenas a Honda e a Toyota responderam, reforçando a falta de transparência já constatada.

O Idec havia realizado a mesma pesquisa em 2009 e, após dois anos, nenhuma mudança significativa ocorreu. “As mudanças climáticas são uma realidade e já não podemos mais aguardar anos por medidas voluntárias que favoreçam a redução no nível de emissões. Se as empresas não estão dispostas a assumir no Brasil de forma voluntária uma postura mais transparente, condizente com a que adota em outros países, isso deveria ser obrigatório”, afirma Adriana Charoux, pesquisadora do Idec.

Há mais de 20 anos sabemos da necessidade de revermos os padrões de produção e consumo a fim de torná-los mais sustentáveis; e que a responsabilidade deve ser compartilhada por consumidores, empresas e governo. “Mas para que o consumidor faça a sua parte, é preciso que o seu direito à informação seja respeitado”, defende Charoux.

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

Outro problema que persistiu foi a baixa adesão das empresas ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) – coordenado pelo Instituto de Normalização, Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro) –, que avalia a eficiência no consumo de combustível.

Em agosto, o Instituto de Energia e Meio Ambiente – Iema publicou um estudo no qual verificou que apenas 31,1% do total de carros comercializados em 2010 participaram da iniciativa. Atualmente, apenas seis das 11 montadoras pesquisadas participam do PBEV. Mas apesar de participarem, elas não divulgam a etiqueta com a classificação dos seus automóveis. O consumidor que tiver interesse, só consegue a informação pesquisando no site do Inmetro.

Pelas atuais regras do Inmetro, as montadoras que aderem ao programa têm a opção de afixar ou não a etiqueta no vidro dos veículos; a única obrigação é incluir o resultado da avaliação no manual do proprietário do automóvel e também nos pontos de venda. Em resposta ao Idec, informam que a partir de 2012, quem aderir ao PBEV deverá afixar a etiqueta sem definir precisamente o local colocado.

Para o Idec, ideal é que a participação no PBEV seja compulsória, pois a adesão voluntária não tem tido muita representatividade.

Nota Verde

O mesmo ocorre no caso da chamada Nota Verde, iniciativa do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que avalia a emissão de gases de todos os veículos leves fabricados a partir de 2009. Ela existe, mas não chega aos consumidores.

PBEV Nota Verde
Lançado em 2008 e coordenado pelo Inmetro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular mede quantos quilômetros podem ser percorridos com 1 litro de combustível em trajeto urbano e rodoviário. Em modelos bicombustível, a avaliação é feita com álcool e gasolina. Os veículos são classificados — dentro de sua categoria — de A a E, sendo que a letra A indica melhor aproveitamento energético. A adesão dos fabricantes de veículos e importadores é voluntária e renovável a cada ano. Para consultar o resultado da avaliação dos modelos em 2011, acesse . Elaborada pelo Proconve, do Ibama, esse banco de dados informa os níveis de emissão de gases poluentes, como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e aldeídos, e de efeito estufa, como o CO2, gerados pelos veículos. Tais gases, além de contribuírem para as mudanças climáticas, são prejudiciais à saúde. A avaliação é feita em todos os veículos leves fabricados a partir de 2009, que recebem classificação que varia de uma a cinco estrelas (quanto mais estrelas, menor a emissão de gases). Para consultar o desempenho dos veículos, acesse o site do Ibama <http://goo.gl/Tjvx>.

Além da notificação às empresas, o Idec enviou o resultado da pesquisa aos órgãos públicos envolvidos, como Inmetro, Ibama, entre outros, solicitando esclarecimentos sobre o tema.

Informação sobre emissão de gases e consumo de combustível
Marca Modelo Site SAC Concessionária Questionário PBEV Etiqueta Carro
Citroën C3 Não informou Não informou Não informou Não respondeu Não Não
Fiat Uno Vivace e Palio Fire Economy Não informou Não informou Não informou Não respondeu Sim Não
Ford Ka Não informou Não informou Não informou Não respondeu Sim Não
Chevrolet Celta Não informou Indicou site do Inmetro Não informou Não respondeu Sim Não
Honda Fit Apresentou apenas a tabela do PBEV de 2009 Não informou Apresentou classificação do modelo 2009 no PBEV Indicou o site do Inmetro para obtenção de informações Não Não
Hyundai I30 Não informou Não informou Não informou Não respondeu Não Não
Nissan Livina Não informou Não informou Não informou Não respondeu Não Não
Peugeot 207 Hatch Não informou Não informou Não informou Não respondeu Não Não
Renault Clio Apresentou média de combustível, mas não mencionou o PBEV Não informou Não informou Não respondeu Sim Não
Toyota Corolla Não informou Não informou Não informou Indicou o site do Inmetro para obtenção de informações Sim Não
Volkswagen Gol Não informou Citou apenas a emissão de poluentes com o veículo parado e em marcha lenta Não informou Não respondeu Sim Não

Respostas das empresas:

 

Honda: em relação ao duplo padrão de informações, disse que cabe a cada unidade definir o conteúdo, e que a página norte-americana “permite o comparativo de modelos por essa ser uma prática daquele mercado”.

A Honda informou ainda que não está participando do programa em 2011 “por questões internas”, mas que há intenção de voltar a participar em 2012 [ela participou em 2009 e 2010].

Toyota: não comentou a respeito da ausência de informações no SAC, no site e nas concessionárias, e também não informou quantos modelos (e quais) participaram do PBEV em 2010 e 2011; disse apenas que as informações estão disponíveis no site do Inmetro.

Em relação à ausência da etiqueta nos veículos, a Toyota não se justificou; e sobre a divulgação da avaliação do programa em seus canais de comunicação, limitou-se a dizer que a informação consta do site do Inmetro. Questionada se pretende estender o PBEV a todos os modelos e versões da marca, respondeu que “a participação do programa em 2012 ainda está em avaliação”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Idec

EcoDebate, 28/09/2011

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