Movimentos sociais protestam contra Belo Monte
Além de Belém, Santarém e Itaituba no Pará, as manifestações aconteceram em mais dez estados
Portando cartazes e gritando palavras de ordem, centenas de integrantes de movimentos sociais e organizações ambientalistas aproveitaram o tradicional Grito dos Excluídos promovidos há décadas pela Igreja Católica no 7 de Setembro, para protestar contra a construção da Usina de Hidrelétrica de Belo Monte na Volta Grande do Xingu entre os municípios de Vitória do Xingu e Altamira no Pará. Reportagem de Fátima Lessa, da Agência Estado.
Segundo integrantes do Movimento Xingu Vivo para Sempre, o objetivo dos atos é exigir a paralisação da hidrelétrica por causa dos altos custos sociais e ambientais. Na semana passada, o Ministério Público Federal impetrou a 13ª Ação Civil Pública contra Belo Monte, por danos irreversíveis à natureza e consequente deslocamento de comunidades indígenas. “O objetivo é alertar os governos e a sociedade mundial sobre os impactos que serão causados pela hidrelétrica, como a derrubada de 500 quilômetros quadrados de área da floresta Amazônica”, disse Antonia Melo.
Além de Belém, Santarém e Itaituba no Pará, as manifestações aconteceram em mais dez estados.
Os ativistas prometem manter os atos até o fim do ano. No próximo sábado, dia 10, eles realizarão uma grande manifestação durante a Feira Pan Amazônica que reúne escritores de todos os países que fazem parte da floresta.
Belo Monte é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Segundo o governo, a usina deverá entrar em funcionamento em 2015 e deve gerar 11 mil megawatts de energia, o que corresponde a 10% de toda a produção atual.
EcoDebate, 08/09/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Há um equívoco da reportagem ao dizer que Belo Monte gerará 10% de toda a energia do país.
Infelizmente, a eficiência de Belo Monte será em torno de 40% de sua capacidade máxima, o reduz sua participação no modelo brasileiro a modestos 4% na produção de energia nacional.
Precisamos, urgentemente, salvar Belo Monte. Sua construção é, a meu ver, irreversível. Como vai ser construída, é preciso que o desmatamento de 500 km2 seja o mais bem aproveitável possível, pois, em caso contrário, teremos, no curto prazo, que fazer novos desmatamentos para construir outras hidrelétricas que se tornarão necessárias caso a capacidade de geração firme de energia em Belo Monte não venha a ser aumentada.
Belo Monte NÃO!!!! (RJ)
http://www.youtube.com/watch?v=mwZ_NJe12l8&feature=related
BELO MONTE VAI CAIR (RJ)
http://www.youtube.com/watch?v=T2E33w6_vNk&feature=related