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União Europeia (UE) quer eliminar carros a gasolina e a diesel de suas cidades até 2050

Plano prevê estímulo ao transporte por trens em detrimento de carros
Plano prevê estímulo ao transporte por trens em detrimento de carros

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), propôs nesta segunda-feira que todos os carros a diesel ou a gasolina sejam eliminados das cidades do bloco até 2050.

O comissário de Transportes do bloco, Siim Kallas, também elaborou planos para migrar para trens metade das “jornadas de distância média” – a partir de 300 km – feitas atualmente em automóveis.

Kallas propôs ainda cortes de 40% nas emissões de carbono promovidas pelo transporte de cargas e um maior uso de combustíveis verdes na aviação.

As metas fazem parte do relatório Transporte 2050, apresentado pela Comissão Europeia em Bruxelas.

Efeito estufa

O objetivo final do plano de metas é cortar em 60% as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa originárias do setor de transportes e reduzir a dependência do petróleo importado.

Para isso, a União Europeia necessitará de uma rede mais “ampla e funcional” de corredores de transporte, incluindo conexões de trem entre os principais aeroportos do bloco, e a modernização e integração do sistema de controle do tráfego aéreo.

O bloco diz que pretende se tornar “líder mundial” em segurança de transportes aéreos, ferroviários e marítimos.

Segundo Kallas, as medidas não pretendem coibir a mobilidade dos viajantes europeus.

“A crença de que você precisa reduzir a mobilidade para combater a mudança climática não é verdadeira”, disse o comissário. “Podemos quebrar a dependência em petróleo do setor de transportes sem sacrificar nossa eficiência ou comprometer a mobilidade. A liberdade de viajar é um direito básico de nossos cidadãos. Reprimir isso não é uma opção.”

Reações

Mas medidas propostas pela Comissão Europeia já estão sendo alvo de críticas.

O ministro-adjunto britânico dos Transportes, Norman Baker, rejeitou a ideia de banir carros nos centros urbanos.

“É correto que a UE estabeleça metas de alto nível para a redução das emissões de carbono, mas não é correto que ela diga como isso deveria ser feito nas cidades”, disse o ministro, que defende outras medidas – como promoção de veículos elétricos e de bicicletas – em vez da restrição aos automóveis.

Para Richard Dyer, da ONG ambientalista Friends of the Earth, as propostas de Kallas são bem-vindas, mas falta esclarecer quais investimentos em transporte público serão feitos para concretizá-las.

“Abandonar carros movidos a combustíveis fósseis é uma boa (medida), mas, apesar dos anúncios que rendem boas manchetes de jornais, falta ambição aos planos (da UE) de redução de emissões”, disse.

Reportagem da BBC Brasil, publicada pelo EcoDebate, 29/03/2011

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