Floresta Nacional de Passa Quatro, MG, artigo de James Pizarro
Cachoeira de Iporã na FLONA de Passa-Quatro. Foto Wikipedia
[EcoDebate] Entre as chamadas “unidades de conservação” do Brasil, existem as FLORESTAS NACIONAIS (FLONA) que compreendem as áreas com cobertura florestal principalmente nativas. Estas florestas, administradas ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), estão vinculadas ao Ministério do Meio Ambiente.
Mais uma vez visitei a Floresta Nacional de Passa Quatro, situada na cidade de Passa Quatro (sul de Minas Gerais), criada na década de 40 pelo então existente Instituto Nacional do Pinho. Tem altitudes variando entre 946 m a 1479 m. O ecossistema predominante é “Floresta Ombrófila Mista”. Tem uma área de 335 ha (3,5 milhões de metros quadrados) colocados no domínio da Mata Atlântica, fazendo parte do “Corredor Ecológico da Serra da Mantiqueira”.
A Floresta Nacional de Passa Quatro abriga um fragmento florestal da Mata Atlântica, mata que se encontra em lamentável estado de extinção no Brasil. A floresta também possui monocultivos de Araucaria angustifolia (pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-Paraná), espécie que sofreu processo de esgotamento do Rio Grande do Sul até Minas Gerais devido à exploração predatória (restam hoje apenas 5 % de araucárias nesta área citada). O viveiro de pinheiro-brasileiro da Floresta Nacional de Passa Quatro contribui para que esta majestosa espécie não se torne extinta. Existem também monocultivos de diversas espécies de Pinus e Eucaliptus.
O visitante tem de seguir à risca uma série de regras que vão desde não consumir bebidas alcoólicas até não levar animais domésticos, passando por obedecer as placas de sinalização, não jogar lixo de espécie alguma fora, não coletar nada (frutos, galhos, raízes, flores), observar os animais à distância, não fazer algazarra ou ruído de qualquer tipo, não fumar, não pichar pedras ou árvores e evitar mergulhos na cachoeira devido as pedras no fundo do poço.
O acesso à Floresta Nacional de Passo Quatro é feito a partir do trevo de Passa Quatro, rodovia MG-158 por dois quilômetros de extensão até o portão de entrada da unidade de conservação. Várias rodovias dão acesso à Passa Quatro : BR-381, BR-267, BR-354 e MG-158.
Tirei centenas de fotografias que estão cuidadosamente guardadas. A visita a esta floresta faz um bem à alma da gente, pois é uma rara oportunidade de se entrar em harmonia com a Natureza.
James Pizarro, Engenheiro agrônomo, Prof. aposentado de Ecologia da UFSM, RS
EcoDebate, 13/01/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.