Embargadas 139 obras na construção civil no litoral catarinense por falta de segurança aos trabalhadores
Cento e trinta e nove obras da construção civil, nas principais cidades do litoral norte catarinense e da Grande Florianópolis, foram embargadas no mês de outubro por falta de segurança aos trabalhadores (confira no quadro). Outros 41 canteiros de obras foram interditados. Este o saldo, em Santa Catarina, da etapa deste ano do Programa Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Indústria da Construção Civil realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e apoio de outras instituições.
Em Santa Catarina, as 10 equipes formadas para a fiscalização intensiva contaram com o reforço de fiscais da Fundacentro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/SC) e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (CREA-SC).
As equipes fiscalizaram 293 canteiros de obras e, além dos embargos e interdições, emitiram 124 notificações. Riscos de queda, de choques elétricos e de soterramento foram os principais problemas encontrados. “O número de embargos e interdições comprova a precariedade das condições de segurança na indústria da construção civil, setor que registra um dos maiores números de acidentes fatais e de natureza incapacitante”, enfatiza o procurador do Trabalho Sandro Sardá, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio-Ambiente do Trabalho do MPT. De acordo com ele, as equipes enviarão ao MPT-SC, até 30 de novembro, relatório final para que sejam firmados Termos de Ajustes de Conduta (TACs) com os responsáveis pelas obras. Sardá adianta ainda, que o MPT-SC vai realizar duas audiências públicas em março do próximo ano, em Florianópolis e Balneário Camboriú, para esclarecer e debater com empresários e trabalhadores do setor sobre as normas de segurança e saúde.
O setor da construção civil é um dos campeões em acidentes de trabalho. De acordo com dados da Previdência Social, em 2008 foram registrados 49 mil acidentes nesse setor – 1.041 somente em Santa Catarina. De 2004 a 2008, o número de acidentes no setor aumentou 70% em todo o páis. Os números de 2009 e 2010 ainda não estão disponíveis, mas a evolução das notificações de fiscalização e de acidentes do Ministério do Trabalho indica que os acidentes continuaram a aumentar em 2009 e 2010.
O crescimento de 70% dos acidentes na construção civil de 2004 a 2008 foi maior que o observado no total dos setores, onde a alta foi de 60% no mesmo período. E considerando apenas o crescimento de 2008 sobre 2007, os acidentes da construção civil saltaram 31,5%, diante de 13% no conjunto dos setores.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina
EcoDebate, 29/10/2010
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Fechado para comentários.