Desmatamento ilegal e queimadas: Ibama aplica mais R$ 4 milhões em multas no PA
Foto: Ibama
A Operação Durans Rocha aplicou mais de R$ 4 milhões em multas, apreendeu oito espingardas, um trator de esteira, um veículo Gol, duas motos, doze motosserras e prendeu quatro pessoas. A operação, que teve início dia 9 de agosto, é uma parceria entre Ibama, Departamento de Polícia Federal e Força Nacional.
A operação acontece numa das últimas áreas ainda com floresta preservada da região sul do estado do Pará, a região denominada Gleba São Benedito que se encontra entre os rios São Benedito e Rio Cururu-açú, no município de Jacareacanga/PA.
No local, a equipe envolvida encontrou desmate e queimadas em andamento além de armamento, animais silvestres abatidos, ocupação e formação de pastagem com gado. Tudo isso na penumbra da fumaça que sai da floresta que ainda arde em chamas criando uma atmosfera apocalíptica em meio ao santuário ecológico.
[Leia na íntegra]Os responsáveis pelos desmates e queimadas já estão sendo autuados e já foram notificados a retirar o gado (cerca de 600 animais) do local de modo a propiciar a regeneração da floresta. O prazo termina em 2 de outubro. A equipe permanece no local até a mensuração do dano ambiental que já contabiliza cerca de 1,5 mil ha devastados.
A região que passa por frenética grilagem de terra por fazendeiros, madeireiros e aventureiros. Foi declarada como área indígena Kayabi pela Portaria 1.149 de 2002 do Ministério da Justiça. A área se encontra entre os municípios de Apiacás/MT e Jacareacanga/PA.
A operação é uma homenagem ao agente da Força Nacional, Carlos Augusto Durans Rocha, que morreu em acidente em ação de fiscalização na Operação Arco de Fogo em 2009.
Fonte: Ibama/MT
EcoDebate, 21/09/2010
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.