Pesquisa mostra que cresce preocupação de paulistanos com a poluição
A poluição é o quinto tema que mais preocupa os habitantes da capital paulista, segundo levantamento divulgado ontem (16) pelo Movimento Nossa São Paulo e o Ibope. Outro dado importante é que a preocupação com a qualidade do ar foi o segundo tema que mais cresceu de 2009 para 2010.
De acordo com o estudo, no ano passado, 21% dos paulistanos entrevistados apontavam a poluição como um dos principais problemas da cidade. Neste ano, o percentual subiu para 28%. Só a preocupação com a segurança cresceu mais. O percentual de pessoas que acreditam que a área é problemática passou de 29% para 43%.
Ainda segundo o estudo, 96% da população de São Paulo consideram o problema da poluição grave ou muito grave. No ano passado, esse percentual era de 92%. Neste ano, 95% dos entrevistados afirmaram que a poluição afeta muito ou pelo menos um pouco a sua vida.
“A poluição é o principal problema de saúde de São Paulo”, disse o coordenador do Nossa São Paulo, Oded Grajew, durante entrevista coletiva concedida na Câmara de Vereadores da capital. “Por dia, 12 pessoas morrem devido à má qualidade do ar. Precisamos reduzir a poluição”.
A pesquisa aponta ainda que os moradores de São Paulo acreditam que os veículos são os principais responsáveis pelo problema. Justamente por esse motivo, 52% dos motoristas disseram estar dispostos a reduzir o uso do automóvel como forma de promover melhorias no meio ambiente.
O estudo também indica que 43% estariam dispostos a trocar seu carro a gasolina por um carro a álcool e 47%, a trocar seu carro por um menos potente e menos poluente.
Reportagem de Vinicius Konchinski, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 17/09/2010
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Gostei muito dos temas ..gostaria de lembrar sobre a adição de Fluor na água da Sabesp ..que é nocisa segundo muitos estudos.
Gostaria de citar que o Diesel fornecido pela Petrobrás é o mais poluente e venenoso do mundo e isso poderia ser mudado. é uma vergonha respirarmos esse veneno estatal.