EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Festival de queimadas sem precedentes na história recente do País

queimada

Festival de queimadas é uma ameaça ao governo do Brasil - Focos de incêndio consumiram mais de R$ 30 milhões dos cofres públicos. Os trabalhos de campo envolvem mais de cinco mil homens, oito aviões, sete helicópteros 90 viaturas, atuando dia e noite em todas as 109 áreas críticas.

No ano passado, uma chuva providencial em meados de agosto, e o início precoce do período chuvoso em setembro, afastou o fantasma das queimadas que todo ano aterroriza o País. Este ano, entretanto, o longo período de estiagem iniciado em maio provocou efeito inverso. Sem perspectivas de chuvas, pelo menos até meados de setembro, o bioma do cerrado é impiedosamente sacrificado por um festival de queimadas sem precedentes na história recente do País. Com as fogueiras pipocando por Minas, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e sul do Pará o governo ficou de repente em meio a um fogo cruzado que exige esforço redobrado.

Nas últimas semanas, em Brasília, vários focos de incêndio chegaram a deixar o ar carregado de nebulosidade. O Parque Água Mineral, teve seus momentos de aperto quando um pequeno incêndio chegou a ser controlado nas proximidades da Cidade Estrutural. Felizmente não passou de um susto. Reportagem de José Roberto Lima, Redação Jornal Coletivo.

Já o Parque Nacional das Emas, em Goiás, não teve a mesma sorte. Um incêndio que já se sabe ter sido criminoso consumiu 90% de sua área. O trabalho da perícia no local está sendo concluído nesses dias, mas aponta para três fazendas do seu entorno e os culpados poderão pegar até quatro anos de prisão. Na Serra da Canastra (MG), foi intensa a movimentação das brigadas anti-incêndio nos últimos dias para conter o fogo que queimou 84 mil hectares, dos 200 mil. A intensidade das queimadas fez a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmar que mais de 67% das áreas atingidas são privadas ou terras indígenas. “fazendeiros e índios usam o fogo para preparar áreas de pastagens e agricultura, só que acabam perdendo o controle de suas queimadas. Levantamento feito pelo governo mostra que 13% dos focos estão em áreas indígenas, 8% em assentamentos da reforma agrária e 7% em unidades de conservação. O Ibama e o Instituto Chico Mendes fizeram um balanço das ações do governo no combate ao fogo. Os recursos federais empregados até agora nas operações de controle das queimadas somam R$ 30 milhões. Os trabalhos de campo envolvem mais de cinco mil homens, oito aviões, sete helicópteros 90 viaturas, atuando dia e noite em todas as 109 áreas críticas.

Incêndios foram criminosos

Ao fazer um sobrevoo no Parque Nacional da Serra da Canastra, o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, afirmou não ter dúvidas de que os incêndios foram criminosos e alguns suspeitos já estão sendo investigados. “Há evidências de que os focos de queimadas foram provocados por incendiários, provavelmente pessoas a mando de fazendeiros da região”, disse ao informar que são investigados quatro origens do fogo no parque. “Estamos levantando dados para prender e punir os culpados”, assegurou.

O clima seco e a falta de chuva há mais de três meses deixaram sequelas também no Parque da Serra Geral (Tocantins) e no Parque do Araguaia. Na Serra Geral, pelo menos 30 mil hectares foram consumidos pelas chamas.

EcoDebate, 08/09/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

One thought on “Festival de queimadas sem precedentes na história recente do País

  • Incêndios criminosos, um é para plantar e garantir a posse da terra. Más o verdadeiro culpado deste metodo ser aplicado, foi o eco terrorismo. Os eco heróis das florestas alheias, sacralizaram as árvores nativas, inviabilizaram qualquer forma econômica de manejo. Porque os eco decretos-lei “democráticos” foram feitos para a grilagem de terras, para estrangeiros comprarem bem barato, e se apossarem dos mananciais de água, e de florestas nativas, e ganhar dinheiro público para a manutenção dos seus exclusivos eco paraísos, e seus projeto$ $u$tentado$. Confira o que aconteceu no litoral do Paraná. A máfia verde que manipulou a “eco” legislação acabou dona da região, praticando a limpeza humana com a expulção da nativada. Obra patriótica do J Richa, Alvaro, Requião, J Lerner

Fechado para comentários.