Sustentabilidade, artigo de Alexandre Passos
[EcoDebate] Então, o que é Sustentabilidade? De acordo com Barbier (1989), o objetivo principal do Desenvolvimento Sustentável Econômico “É encontrar um nível ótimo de interação entre três sistemas – o sistema ambiental dos recursos naturais e biológicos, o sistema produtivo e o sistema social”.
Contudo, o termo já é utilizado ao longo de décadas e vem sofrendo algumas variações e denominações bem expressivas em seu conceito. Hoje, ele se tornou um padrão em escala global e transformou a Sustentabilidade em uma das bandeiras que mais tremula no mundo.
Temos Partidos Políticos, Ministérios, ONGS e Indústrias de vários segmentos que disputam essa categoria. Felizmente, é um assunto que está cada vez mais presente na pauta de diversas discussões e reflexões sobre o futuro da nossa sociedade de consumo, por se tratar de uma estratégia de sobrevivência não somente para a humanidade e seu habitat, mas também para empresas que pretendem criar e ou manter vivas as suas marcas. Em particular, na busca para criar novos conceitos de produção e consumo consciente, que envolve e integra todas as partes nesses processos e as suas relações com o meio ambiente em que vivem e suas responsabilidades para com ele.
Mas afinal de contas, quais são as empresas e ou consumidores que são plenamente sustentáveis? Apesar de haver um longo caminho pela frente, é necessário que se construa o quanto mais cedo, uma nova postura por parte das indústrias. Com empresas responsáveis que adotem políticas e ações para a reformulação do atual sistema, com a utilização de tecnologia e práticas eficazes de responsabilidade ambiental e também de consumidores conscientes e atuantes, com a mudança de hábitos e costumes, associados à capacidade de apropriação de bens de consumo e a melhor maneira de usá-los. Sou mais um entre os diversos atores sociais que acreditam que tudo isso é possível e tangível.
Alexandre Passos é Publicitário – amcpassos{at}hotmail.com
EcoDebate, 01/09/2010
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.