EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O papel da liderança na Geração Y, artigo de Gilberto Barros Lima

[EcoDebate] Evidentemente na História ocorreram tantas descobertas que mudaram as condições de vida da humanidade. Pensando numa forma sociológica, as gerações foram instrumentos importantes pela decorrência desses acontecimentos, cada uma no seu devido período contribuiu para que o mundo não fosse mais o mesmo, isto é, a Ciência fez com que o homem utilizasse o intelecto para progredir e aperfeiçoar sua capacidade em todos os sentidos.

De longa data, os marcantes acontecimentos causaram mudanças nas gerações em todos os gêneros. Desde os primórdios a humanidade absorveu inúmeros fenômenos históricos resultantes em conquistas, guerras e tantos outros aspectos políticos, econômicos e sociais.

Adiantando-se no tempo, diversos meios de comunicação, propriamente dita, nas redes sociais circulam a todo o momento a acirrada dominância da geração Y. Não faltam artigos e livros sobre a inovação de modelos de comportamentos e mudanças radicais promovidas por uma galera aloprada de ideias, sedenta de informações, apressada por resultados, obcecada por reconhecimento e contrária aos modelos arcaicos da geração anterior.

Quem são esses seres incríveis ou rejeitados da geração Y? Qual a magnitude dessa nova onda promovida por tantos jovens ambiciosos por um lugar de destaque no mercado de trabalho?

Toda mudança requer tempo e paciência. Tempo para aplicar novos conceitos e convencer uma estrutura conservadora e detentora de uma liderança por muitos anos, e a paciência seria a ferramenta para equilibrar e ajustar as mudanças com as gerações envolvidas no processo da inovação.

Desde o advento globalizado e revolucionário da Internet, as circunstâncias não foram mais as mesmas. Atualmente os acontecimentos são anunciados em questão de minutos, as informações voam pela rede digital, negócios são fechados pela via eletrônica e tantos outros serviços são realizados por um simples teclado.

Aproveitando-se desse fenomenal instrumento cibernético, a juventude pertencente à geração Y desfruta de vantagens competitivas, ela foi concebida num período em que a informática ganhou espaço no cotidiano global, a geração Y apenas absorveu naturalmente toda a tecnologia anteriormente projetada e instituída pelas primeiras descobertas.

Nessa velocidade realista surge à questão quanto ao futuro da geração Y e na formação de uma nova liderança composta de pessoas totalmente diferenciadas e sedentas por um rápido reconhecimento de múltiplas competências. Momentaneamente esse grupo social vivencia tantas mudanças que não pararam para organizar e planejar as carreiras, talvez a impaciência pelo sucesso impeçam de enxergar a experiência de outros componentes das gerações anteriores.

Independentemente da geração Y dominar num curto espaço de tempo a força de trabalho mundial, não se deve esquecer que também necessitará de ajuda, experiência, humildade e aceitação de conselhos práticos para a realização de suas conquistas e novas trajetórias.

Diante de tantos aspectos conflitantes da geração Y, as vantagens anteriormente atribuídas a essa juventude inteligente, nalguns momentos surgirão sérios obstáculos na caminhada de suas carreiras. Por sua vez, qualquer papel de liderança da geração Y será uma inovação e avesso ao controle adotado pelo antigo modelo administrativo.

A geração Y possui inteligência e características elogiáveis, seus componentes trarão avanços e conscientização para as gerações que omitiram os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social. Espera-se que toda a transição resulte num mundo melhor e não ocasione mais rupturas sociais.

Na conjuntura atual, a geração Y está conquistando valorização, principalmente por ser levada a sério e reconhecida por diversas empresas. Aos poucos ambas as partes se abrem ao diálogo para se conhecerem melhor e firmar uma parceria.

O conflito latente entre a geração Y e as demais gerações ainda provoca restrições, o controle de prezar alguns valores morais e profissionais impostos pela geração X, muitas vezes são contraditórios aos novos componentes da geração Y.

Estamos desafiados pela geração Y e sua futura liderança. Unimos as forças e aprendemos com eles, assim como esperamos que eles também nos permita dividir o conhecimento e a experiência vital para a sobrevivência de qualquer atividade.

Gilberto Barros Lima é Bacharel em Relações Internacionais (IBES-SC), Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais (ICPG-SC) e Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior (IBES-SC), Captador de Recursos (Fundraiser) do Centro de Recuperação Nova Esperança (CERENE) e Professor Universitário.

EcoDebate, 25/08/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.