EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo sugere que alimentação errada seria a principal causa da obesidade infantil

Estudo sugere que alimentação errada seria a principal causa da obesidade infantil

A causa da obesidade infantil, problema que vem aumentando no mundo todo, não seria a falta de exercícios ou a quantidade insuficiente de atividade física. A grande vilã, de acordo com um novo estudo publicado nesta quinta-feira no “Archives of Disease in Childhood”, é a alimentação errada. O sedentarismo é apenas uma consequência, e não a causa, do sobrepeso. A pesquisa, feita pelo Instituto EarlyBird, que fica na Escola Médica de Peninsula Medical, em Plymouth, investigou mais de 200 crianças durante três anos, monitorando o aumento do peso e a quantidade de exercício em intervalos regulares. Reportagem em Globo Online.


Os pesquisadores descobriram que os níveis de gordura no corpo tinham um efeito na atividade física, mas que variar o tipo de exercício não levava à mudança alguma no peso. A pesquisa mostrou ainda que crianças com sobrepeso ou obesas têm uma visão negativa do próprio corpo, e são mais tímidas para praticar esportes ou qualquer outro exercício.

– A conclusão é que o sedentarismo é mais resultado do que causa da obesidade. Isso pode explicar por que as tentativas de combater a obesidade infantil com exercícios fracassam – explicam os autores do estudo.

O médico David Haslam, do Forum Nacional de Obesidade, ressalta porém que os benefícios das atividades físicas para as crianças não podem ser subestimadas. Em entrevista à BBC, ele disse:

– O estudo do EarlyBird nos força a rever as abordagens para combater a obesidade infantil. O que nós, como clínicos, devemos fazer é aprender essas lições e mudar a nossa abordagem.

EcoDebate, 11/07/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.