Operação em Rondônia apreende 10 mil metros cúbicos de madeira e aplica quase R$ 8 milhões em multas
Entre março e junho de 2010 a Operação Arco de Fogo II, apreendeu 2.245,26 m³ de madeira serrada, 7.680,60 m³ de madeira em toras o que gerou um montante de R$ 7.705.996,91 em autuações.
Esta ação tem sua base operativa na cidade de Ariquemes situada a aproximadamente 200 km da capital Porto Velho. Nesta etapa da operação, as atividades focaram as cidades de Cujubim e Alto Paraíso que são dois locais críticos quanto à extração de madeira ilegal. Foram parceiros operação, o Ibama, Polícia Federal, Força Nacional e o Batalhão da Polícia ambiental.
A operação teve como objetivo coibir os ilícitos ambientais relativos à exploração, industrialização e transporte de produtos e subprodutos florestais, atuando prioritariamente na inspeção de empreendimentos madeireiros.
Neste período foram inspecionados 105 empreendimentos dos quais 40 sofreram autuação e destes 4 foram lacrados e embargados, 39 inexistiam, 3 não foram localizados, 7 estavam paralisados e 2 desativados, apenas 14 empreendimentos não foram autuados. Além disso, foram lavrados 103 autos por insuficiente de saldo e/ou transporte sem Documento de Origem Florestal – DOC e emitidos 55 Termos de Apreensão.
Nas palavras do superintendente do Ibama-RO, “a coibição dos ilícitos florestais valoriza enormemente as empresas que trabalham sério e força um aperfeiçoamento profissional do setor madeireiro, o que traz benefícios para toda a sociedade brasileira”.
foto: Valdemir Tedesco – Ibama/RO
Informe do Ibama, publicado pelo EcoDebate, 05/07/2010
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Participe do grupo Boletim diário EcoDebate |
Visitar este grupo |
Se toda madeira ilegal for retirada do mercado, faltará madeira no Brasil. Deveríamos fazer um trabalho de regularização das madeireiras e incentivar a implantação de planos de manejo para uma exploração sustentável.
Outro fato importante que deve ser destacado, é que a madeira apreendida seja aproveitada de alguma forma, não permitindo o seu apodrecimento nos pátios. Imaginem quantas escolas e casas populares poderiam ser construídas com madeira apreendida!!! As vítimas das chuvas no brasil, ainda etão “sem teto”, e madeira que não apodrece nos pátios, simplesmente DESAPARECE!!!