Novo relatório reafirma que os oceanos estão se tornando cada vez mais ácidos
Os oceanos absorvem cerca de 30% de todo o dióxido de carbono emitido pela humanidade
As emissões de dióxido de carbono que contribuem para o aquecimento global também estão deixando os oceanos mais ácidos no ritmo mais acelerado em centenas de milhares de anos, diz relatório [Ocean Acidification: A National Strategy to Meet the Challenges of a Changing Ocean] do Conselho Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
“A química do oceano está mudando numa taxa e numa magnitude sem precedentes, devido às emissões antropogênicas de dióxido de carbono”, disse o Conselho. “A taxa de mudança excede qualquer uma conhecida que tenha ocorrido nas últimas centenas de milhares de anos.” Reportagem da Reuters, com informações complementares do EcoDebate.
A acidificação dos mares corrói recifes de coral, interfere com a capacidade de algumas espécies de peixe em se localizar e pode prejudicar frutos do mar como mariscos e ostras, impedindo-os de produzir suas conchas.
A corrosão ocorre quando o dióxido de carbono estocado nos mares reage com a água e forma ácido carbônico. A menos que as emissões de CO2 diminuam, o mar ficará cada vez mais ácido, disse o relatório.
Os oceanos absorvem cerca de 30% de todo o dióxido de carbono emitido pela humanidade. O aumento de acidez é de 0,1 ponto na escala de 14 pontos do pH, o que significa que o indicador mudou mais desde o início da revolução industrial do que em qualquer outro momento dos últimos 800.000 anos.
O relatório pede o estabelecimento de uma rede de observação para monitorar a química e a biologia dos oceanos no longo prazo.
O relatório está disponível para livre download, no formato PDF, mediante cadastro. Para acessar a página de cadastramento clique aqui.
Reportagem da Agência Reuters, no Estadao.com.br.
EcoDebate, 26/04/2010
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Participe do grupo Boletim diário EcoDebate |
E-mail: |
Visitar este grupo |
Tem um filme de divulgação be interessante sobre o tema: http://www.aseachange.net/