O Brasil tem terremoto? artigo de Aroldo Cangussu
Epicentros de terremotos na Terra, 1963-1998. Imagem Nasa/Wikipedia
[EcoDebate] Tem e não tem. Felizmente o Brasil está situado longe das bordas das placas tectônicas e isso é fator preponderante para a não ocorrência de abalos sísmicos muito fortes. A crosta terrestre é dividida em doze grandes placas tectônicas que se movem continuamente sobre o material semi-líquido do interior do planeta (magma), por isso mesmo ocorrem milhões de terremotos no mundo, sendo a maioria imperceptível.
É inevitável a comparação entre as catástrofes ocorridas num intervalo de tempo de 45 dias no Haiti e no Chile. O terremoto do Chile foi quase mil vezes mais forte que o do Haiti e, entretanto, as consequências foram o oposto. No Haiti morreram 220.000 pessoas e no Chile estima-se em quase 700 mortes, a maioria devido ao tsunami formado por ondas gigantescas no litoral chileno. O abalo no Chile foi de 8,8 na Escala Richter e o do Haiti atingiu 7 nessa mesma escala. Mas, o Chile é um país muito mais bem preparado para a ocorrência desses fenômenos, as estruturas mais novas dos prédios lá são projetadas para resistir aos tremores, ao passo que o Haiti é o país mais pobre da empobrecida América Central e simplesmente desmoronou por completo.
A intensidade dos terremotos é medida através de aparelhos denominados sismógrafos que gravam as vibrações provocadas pelos abalos. Esses aparelhos estão instalados em estações sismológicas em todo o mundo e eles medem a duração, a localização e a magnitude dos terremotos.
A Escala Richter foi desenvolvida por Charles F. Richter, em 1935, no Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, para comparar dados e efeitos dos terremotos. A magnitude de um terremoto é determinada por uma função logarítmica da amplitude das ondas sismológicas gravadas em um sismógrafo.
Existe uma tabela que compara os efeitos de um terremoto com a sua magnitude. Vejam:
Magnitude Richter | Efeitos |
Menor que 3,5
Entre 3,5 e 5,4 Entre 5,5 e 6,0 Entre 6,1 e 6,9 Entre 7,0 e 7,9 8,0 ou mais |
Geralmente não sentido, mas gravado.
Às vezes sentido, mas raramente causa dano. Causa pequenos danos, mas pode derrubar casas mal construídas. Pode ser destrutivo num raio de 100 km. Grande terremoto, muito destrutivo. Enorme terremoto, altamente destrutivo. |
Bem, no Brasil só ocorrem abalos bem pequenos, quase sempre provocados por acomodações de terreno.
Não temos grandes terremotos, mas os políticos…
* Aroldo Cangussu é engenheiro, ex-secretário municipal de meio ambiente de Janaúba e atual Coordenador-Adjunto do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas.
EcoDebate, 15/03/2010
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Participe do grupo Boletim diário EcoDebate |
Visitar este grupo |
Fechado para comentários.