EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Orientações básicas para familiares de pacientes com câncer

Mantenha-se informado sempre
A informação é uma ferramenta importante neste momento. Sempre que possível leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Inteire-se das novidades relacionadas ao câncer, novos tratamentos e terapias de suporte. Dê preferência para as que focam na qualidade de vida do paciente com câncer.

Cuide de sua saúde
É muito comum os cuidadores descuidarem da sua própria saúde enquanto providenciam o melhor cuidado possível para a pessoa amada. Maus hábitos alimentares, insônia, estresse, depressão são problemas freqüentemente encontrados entre os cuidadores.

Neste momento, é importante que você tenha consciência de que negligenciar a sua saúde não é nada bom. Por isso, algumas mudanças podem ser fundamentais para lhe ajudar a manter o equilíbrio físico e emocional, como por exemplo:
– Mantenha bons hábitos alimentares – pelo menos 3 refeições balanceadas por dia.
– Durma de 6 a 8 horas contínuas por noite.
– Pratique exercícios físicos – pelo menos 3 vezes por semana.
– Descanse quando for possível

Cuide dos seus sentimentos
Ver alguém que você ama doente é muito difícil. Saiba que você pode enfrentar momentos de altos e baixos, de desânimo, incerteza e dúvidas. Por conta disso, sugerimos que você também tenha um espaço para falar sobre o que está sentindo.

Que tal procurar um amigo ou uma pessoa de confiança que seja capaz de ouvi-lo? Se isso não for suficiente, procure a ajuda de um profissional, o psicólogo.
Ele lhe proporcionará um espaço neutro de escuta e acolhimento.

Previna o estresse físico e/ou emocional
-Observe sinais de ansiedade, depressão, raiva ou estresse;
-Faça exercícios físicos e alimente-se bem;
-Na dúvida, procure ajuda de um profissional;
-Converse com amigos bem próximos e/ou familiares sobre seus sentimentos.

Tire um tempo só para você
Mesmo que seja somente algumas horas. Marque um café com um amigo, vá cortar o cabelo, fazer as unhas, uma massagem ou vá ao cinema. Saiba que tirar esse tempo para você é importante, pois lhe dará mais ânimo e capacidade de continuar cuidando da pessoa que você ama.

Lembre-se de que todo cuidado que você dispensar a você será também um cuidado que você está tendo com todos a quem você ama.

O diagnóstico do câncer trás consigo uma serie de sentimentos confusos e de difícil compreensão não apenas para o paciente, mas como também para todos os membros da família e amigos.

Por meio do Fale Conosco do portal, frequentemente familiares e amigos de pacientes com câncer relatam as suas dificuldades em lidar com o fato de ter uma pessoa querida acometida pela doença.

“Como e o que falar?” “Do que devemos conversar?” “Como posso ajudá-lo?”
Sabemos que, infelizmente não há uma maneira certa ou errada para se portar diante dessa situação. Aos poucos, você e seu familiar (ou amigo) encontrarão a melhor forma de conversar abertamente sobre a doença.

Lembre-se: A conversa sincera é sempre um passo muito importante para que você consiga ajudar nesse momento. Por meio do diálogo aberto, seu familiar (ou amigo) lhe dará dicas de como falar sobre o câncer.

Algumas orientações para você ajudar sem atrapalhar

Leia um pouco sobre o câncer…
Entender um pouco sobre a doença poderá lhe ajudar neste momento.

Sempre que possível leia e aprenda algo sobre a doença e também como é tratada. Assim, você poderá compreender melhor essa fase pelo qual ele (a) está passando.

Cuide e Controle a sua ansiedade
É compreensível que você esteja preocupado e ansioso (a) por notícias a respeito das decisões tomadas, de como andam os tratamentos e tudo mais que se refira ao paciente. No entanto, tente se colocar no lugar do paciente e imagine o “bombardeiro” de perguntas e questionamentos que ele deve estar enfrentando. Esteja próximo e se o seu familiar quiser, vá junto as consultas e tratamentos.

Ofereça ajuda
Durante o tratamento de um câncer são necessárias algumas mudanças e adaptações entre todos os envolvidos da família. Pergunte de que forma você pode ajudar nesse momento, lembrando que pequenas atitudes podem ser de grande valia. Fazer um supermercado, levar as crianças para a escola, buscar o resultado de um exame ou preparar uma refeição são gestos sempre bem-vindos.

Ouça
Se, no momento, não houver nada que você possa fazer e, mesmo assim, você deseja ser útil de alguma forma, apenas o escute. Muitas vezes, ouvir o que ele tem a dizer ou respeitar o seu silêncio são exemplos de grande ajuda.

Faça visitas
Se você deseja fazer uma visita, lembre-se: Ligue antes perguntando qual o melhor dia e horário para você fazer a visita.

É importante você saber que os dias seguintes de uma cirurgia são bastante difíceis por conta dos pontos e da reabilitação do paciente, assim como, os dias logo após a quimioterapia.

Alguns pacientes costumam apresentar episódios de náuseas e vômitos e ou sentirem-se muito cansados e sem animo para nada, inclusive, para receber uma visita. Por isso, a ligação é tão importante. Também não estranhe se ele não puder/quiser falar ao telefone, ele pode não estar bem.

Com o passar dos dias, os efeitos colaterais passam e os pacientes ficam bem mais animados e retomam as rotinas de suas vidas.

Bate-papo
Alguns pacientes relatam que não aguentam mais falar sobre o câncer, seus tratamentos e demais detalhes do mundo do câncer. Uma boa opção é você falar sobre a sua vida, dúvidas, e até de preocupações do seu dia-a-dia… Ele poderá se sentir útil lhe dando também algum conselho ou ajuda. Caso ele queira falar sobre a doença e você estiver bem com isso, respeite e ouça. Desviar do assunto ou ouvi-lo sem estar à vontade, será pior. A sinceridade e honestidade são pontos fundamentais em qualquer relação.

Chorar
Sim, isso pode acontecer. É importante você saber que altos e baixos emocionais são comuns e que você pode o encontrar mais depressivo e com vontade de chorar.

Se isso acontecer e você não souber o que fazer, ouça, mostre-se presente e deixe-o desabafar. Se isto lhe emocionar e lhe der vontade de chorar, chore. Não tenha medo de expressar seus sentimentos. E se não souber o que falar, fique em silêncio e lhe dê um grande abraço.

Cuidado com o que você vai falar
Algumas pessoas, justamente pela dificuldade em lidar com o câncer acabam ficando sem saber o que falar diante de alguém com câncer e por conta disso, falam frases do tipo:
Nossa, você esta muito bem!
Você esta melhor do que eu imaginava…
Você nem parece que tem câncer…
O seu cabelo já esta crescendo?
Mas, você está de peruca? Nem parece.

FONTE: INSTITUTO ONCOGUIA

Orientações originalmente publicadas no Correio Braziliense

EcoDebate, 22/02/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.