EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fórum Social Mundial 2010: Senegalês diz que África não precisa de caridade e sim de plano de desenvolvimento

O representante do Fórum do Terceiro Mundo no Senegal, Bernard Founou Tchuigoua, participa do Fórum Social Mundial Temático da Bahia
O representante do Fórum do Terceiro Mundo no Senegal, Bernard Founou Tchuigoua, participa do Fórum Social Mundial Temático da Bahia

Salvador – O representante do Fórum do Terceiro Mundo no Senegal, Bernard Founou Tchuigoua, disse, no dia 31/01, que os países africanos não precisam de caridade, mas sim de um plano para fortalecer as instituições e se industrializar.

Ao participar do painel Estratégias de Governança, no Fórum Social Mundial Temático da Bahia, o senegalês cobrou que seja feito na África uma espécie de Plano Marshall, por meio do qual os Estados Unidos ajudaram a Europa a se reerguer após a Segunda Guerra Mundial, ou ações como as que ajudaram a Coreia do Sul a se tornar desenvolvida para combater o comunismo.

“Se nós pegarmos todas as condições que foram oferecidas para a industrialização desses países, percebemos que o que vem para a África é muito pouco”, avaliou Tchuigoua.

Ele questionou ainda a eficácia do trabalho realizado pelas organizações não governamentais na África. Segundo Tchuigoua, essas ONGs visam a disponibilizar serviços básicos que os governos não são capazes de oferecer, mas elas desconhecem a complexidade das sociedades que atendem. Além disso, segundo ele, a caridade não faz sentido quando ela não consegue reduzir a desigualdade.

“A caridade tem o objetivo de criar apenas uma clientela. No plano internacional essa ajuda tem sentido apenas se ela visar a uma igualdade entre aqueles que ajudam e os que são ajudados. Manter esse estado de dependência não é interessante”, argumentou. No próximo ano, o Fórum Social Mundial irá acontecer em Dacar, no Senegal.

Reportagem de Mariana Jungmann, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 01/02/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.