Para brasileiros, preservar o meio ambiente é fundamental, ainda que prejudique o crescimento econômico do país
População declara-se interessada (61%) e preocupada (60%) com questões ambientais
A preservação ambiental é fundamental, ainda que prejudique um pouco o crescimento econômico do Brasil. Esta é a opinião de 64% da população, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em dezembro de 2009, a pedido da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O estudo teve o objetivo de medir e analisar o conhecimento, o interesse e as opiniões dos brasileiros sobre questões ambientais.
Segundo os resultados, a população está interessada (61%) e preocupada (60%) com questões relacionadas ao meio ambiente. A maior parte (78%) dos entrevistados considera-se razoavelmente informada sobre o aquecimento global e julga ser o homem o principal responsável pelo fenômeno climático (75%), devido ao aumento da emissão de gases na atmosfera, à poluição e ao desmatamento.
Para 69% da população, o aquecimento global é um problema imediato, que deve ser combatido por todos, embora 50% entendam que o maior responsável pelo aquecimento global seja o conjunto dos países ricos.
Entre os principais hábitos que a população brasileira afirma já estar adotando para combater o fenômeno estão a economia de água (59% declaram economizar água como forma de reduzir o aquecimento global), de energia (50%) e adesão à coleta seletiva de lixo (41%).
Finalmente, avaliando a ação governamental no tema, 68% da população entende que o governo Lula trata com muita ou alguma importância o tema da água e do meio ambiente.
Sobre a pesquisa
Período: A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2009.
Amostra: Foram realizadas 2.002 entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais em 143 municípios do país.
Margem de erro: É de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.
Fonte: IBOPE Inteligência
EcoDebate, 20/01/2010
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Participe do grupo Boletim diário EcoDebate |
Visitar este grupo |
Título do artigo
” Para brasileiros,preservar o meio ambiente é fundamental, ainda que prejudique o meio ambiente”.
Caro Autor
Permita-me discordar da formulação que intitula seu presente artigo.
O equívoco reside no fato contraditório pela utilização da “soberania ou supremacia” dos termos( … é fundamental) em relação ao outro( embora prejudique).
Não há prejuízo algum. Ao contrário, há um ganho econômico. Assim vejamos. Se há um investimento em meio ambiente ( preservação) os ganhos em saúde são não mensuráveis.Significa menos poluição, mais saúde e portanto mais vidas. Os termos não se coadunam, daí minha estranheza em relação a presença dos termos num único título. Se, possível gostaria que saber se concorda e se proporia um outro título para o artigo. Levei em consideração todos os termos da pesquisa e, assim mesmo, discordo. É preciso que aprendamos a não distorcer a realidade do que possa representar o meio ambiente para todos nós, pois, com certeza, os benefícios serão sempre muito maiores, atemporais.
Um abraço
Carol Salsa