Educação: Pesquisa confirma que as crianças perguntam porque querem respostas, por Henrique Cortez
[EcoDebate] A curiosidade é uma parte importante no dia a dia das crianças e um novo estudo [Preschoolers’ Search for Explanatory Information Within Adult-Child Conversation] publicado na Child Development, Vol. 80, Issue 6, sugere que as crianças, quando perguntam ‘por que’ realmente querem uma resposta e uma explicação satisfatória.
Os pesquisadores avaliaram crianças de 2 a 5 anos de idade, em termos de suas questões de ‘como’ e ‘por que’ e de suas reações às respostas dos adultos.
O estudo sugere que as crianças demonstram mais satisfação quando recebem uma explicação do que quando não recebem ou quando a resposta é muito superficial. Uma das reações possíveis foi a reafirmação da questão, fator que demonstra o efetivo interesse em obter uma explicação satisfatória.
O estudo, evidentemente, não pode e não deve ser generalizado, mas, ainda assim, é um indicativo de que a atenção dos adutos às questões pode ser um fator importante no desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças, auxiliando o seu desenvolvimento.
De qualquer forma, fica o aviso de que as insistentes perguntas das crianças não são formuladas para nos aborrecer, mas porque elas querem aprender e compreender melhor o mundo que as cerca.
Preschoolers’ Search for Explanatory Information Within Adult–Child Conversation (p 1592-1611)
Brandy N. Frazier, Susan A. Gelman, Henry M. Wellman
Published Online: Nov 12 2009 6:44PM
DOI: 10.1111/j.1467-8624.2009.01356.x
ABSTRACT
This research examined children’s questions and the reactions to the answers they receive in conversations with adults. If children actively seek explanatory knowledge, they should react differently depending on whether they receive a causal explanation. Study 1 examined conversations following 6 preschoolers’ (ages 2–4 years) causal questions in naturalistic situations (using the Child Language Data Exchange System [CHILDES] database). Children more often agreed and asked follow-up questions following adult explanations and, conversely, more often reasked their original question and provided their own explanation following nonexplanations. Study 2 replicated these patterns within an experimental task in 42 children ages 3–5 years. Children’s reactions following explanatory versus nonexplanatory information confirm that young children are motivated to seek causal information actively and use specific conversational strategies to obtain it.
Por Henrique Cortez, do Ecodebate, com informações de Sarah Hutcheon, Society for Research in Child Development.
EcoDebate, 14/11/2009
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Participe do grupo Boletim diário EcoDebate |
Visitar este grupo |
Fechado para comentários.