Operação do Ibama multa produtores rurais que extraíam granito sem licenciamento ambiental
Fiscais do Ibama, atuando na Operação Mata Viva, contra o desmatamento e degradação ambiental, multaram seis proprietários rurais no noroeste do Espírito Santo, nos municípios de Vila Pavão e Barra de São Francisco. As multas somadas chegaram a R$ 466 mil.
Segundo os fiscais, houve muita dificuldade para apurar as denúncias, já que os produtores rurais fugiam assim que viam os veículos do Ibama. O coordenador da operação aplicou multa de R$ 100 mil em quatro dos seis autuados por tentarem prejudicar o trabalho da fiscalização.
Os autuados realizavam a extração de blocos granito sem licença ambiental em suas propriedades e degradaram juntos 20 hectares de terra. Segundo o coordenador, está sendo estudado um meio de retirar dos locais fiscalizados 170 blocos de granito, que serão doados à instituições da caridade.
Além das multas, as seis propriedades tiveram suas atividades embargadas e terão de apresentar suas defesas junto ao Ibama no prazo de 20 dias. Segundo os fiscais, o Ministério Público daquela comarca também abrirá processo criminal contra aos produtores rurais.
Texto de Luciana Carvalho, Ascom Ibama/ES, publicado pelo EcoDebate, 30/06/2009.
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.