EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa do IBGE diz que 25% das riquezas do País vieram de apenas cinco municípios

As participações de São Paulo (11,9%), Rio de Janeiro (5,4%), Brasília (3,8%), Belo Horizonte (1,4%) e Curitiba (1,4%), somadas, representavam cerca de um quarto do PIB brasileiro.

Os dados do PIB dos Municípios, projeto desenvolvido pelo IBGE em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, mostram que, entre os municípios com participações de pelo menos 0,5% no PIB nacional, os maiores avanços ocorreram em Campos dos Goytacazes (RJ) (0,2%); Betim (MG) (0,1%); Barueri (SP) (0,1%); Manaus (AM) (0,1%); e Guarulhos (SP) (0,1%). Entre as capitais, Florianópolis (SC) era a única que não tinha o maior PIB de seu estado.

Araporã (MG), município com cerca de 6 mil habitantes e onde se localiza uma grande hidrelétrica, tem o maior PIB per capita do País (R$ 261 mil) e Guaribas (PI), o menor (R$ 1.368,35). Em mais de 30% dos municípios brasileiros, pelo menos um terço das riquezas eram provenientes da Administração Pública. Os cinco anos da série do PIB dos Municípios também foram analisados segundo as 12 Regiões de Influência das Cidades

Em 2006, a renda gerada por apenas cinco municípios – São Paulo (SP), 11,9%, Rio de Janeiro (RJ), 5,4%, Brasília (DF), 3,8%, Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), 1,4%, ambos – correspondeu a aproximadamente um quarto de toda a geração de renda do País. Já a renda agregada dos 50 municípios com os maiores PIB (onde residiam 30,1% da população) alcançou a metade do PIB do País, enquanto os 1.359 municípios com os menores PIB responderam por 1% do PIB do País e concentraram 3,4% da população.

Para acessar a sinopse da pesquisa, no formato HTML, clique aqui.

Para acessar a pesquisa, no formato PDF, clique aqui.

[EcoDebate, 17/12/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.