EUA: Termina o descomissionamento da usina nuclear Trojan, mas permanecem os resíduos radioativos
Torre da central nuclear de Trojan, em 2006, antes da demolição
O longo, complicado e caro processo de descomissionamento de uma usina é um dos temas que constrangem os defensores da energia nuclear. Na maioria das vezes, evitam discutir o assunto. O caso da central nuclear Trojan, às margens do rio Columbia é uma clara demonstração dos motivos. Por Henrique Cortez, do Ecodebate.
Esta semana, a Portland General Electric, PGE, operadora da central nuclear, declarou, formalmente, o encerramento do processo de descomissionamento, com a total demolição do edifício de contenção e retirada do entulho.
A demolição foi um dos últimos passos em um processo de descomissionamento que se iniciou com a desativação da central em 1993. Esta é a primeira usina nuclear, de escala comercial, a ser descomissionada.
Tudo o que restou da instalação nuclear, que começou a funcionar em 1976, são as barras de combustível radioativo, contidos em containeres, no depósito de segurança da usina. Os resíduos vão permanecer no local até que o depósito federal de resíduos radioativos de Yucca Mountain entre em operação.
A torre de resfriamento foi implodida em 2006 e, em 2007, foi implodido o edifício de contenção, que continha a sala de controle, a turbina de geração e as áreas de armazenamento de combustível.
Entretanto, permanece em aberto que fazer com a área de 256 hectares, principalmente enquanto os resíduos permanecerem no local.
A central, provavelmente, não será substituída por outra central nuclear porque, em 1980, um plebiscito no estado do Oregon, decidiu que seria ilegal a construção de instalações nucleares sem que fosse definida, claramente, a destinação final dos resíduos e, mesmo assim, com formal aprovação da população.
A própria PGE oferece excelentes informações para a compreensão da complexidade de um descomissionamento.
Para acessarem o relatório cliquem aqui
Para acessarem às fotos e o vídeo da demolição cliquemaqui
[EcoDebate, 29/11/2008]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Fechado para comentários.