Aquecimento global ameaça os ecossistemas e um bilhão de pessoas que deles dependem
As mudanças climáticas terão um efeito ainda mais devastador do que o estimado sobre as florestas de todo o mundo e para quase um bilhão de pessoas que dependem desses ecossistemas para viver. É o que sustenta um novo estudo sobre o clima a ser apresentado na semana que vem na Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU, na Polônia. No final deste século, as temperaturas nas regiões tropicais da África, da Ásia meridional e da América Central estarão subindo num ritmo mais elevado do que a média. Do O Globo, Ciência, 28/11/2008.
A Amazônia também está em perigo, e há grande risco de se transformar em savana.
Para evitar a grande perda de biodiversidade global, os pesquisadores do Centro Internacional de Investigação Florestal (CIFOR, na sigla em inglês) recomendam a implem e n t a ç ã o d e m e d i d a s d e adaptação que reduzam a vulnerabilidade de bosques e comunidades que deles dependem.
Nos próximos cem anos, essas populações devem experimentar uma série sem precedentes de problemas relacionados com a mudança climática, como inundações, secas, incêndios florestais e outros fenômenos que afetam o meio ambiente.
Intensidade dos ventos aumentará na Ásia O estudo do CIFOR aponta ainda que a precipitação anual em grande parte da América Central diminuirá. E a intensidade máxima dos ventos causados por ciclones tropicais na Ásia aumentará.
– Em muitas florestas, mudanças relativamente pequenas no clima podem ter conseqüências devastadoras, aumentando a vulnerabilidade à seca, a queimadas e aos insetos – aler ta o ecologista Markku Kanninen.
Segundo ele, os bosques montanhosos serão os primeiros a desaparecer, porque são os mais sensíveis. A redução das precipitações numa região rica em biodiversidade como o Amazonas causaria seca em grande escala.
De acordo com o painel do CIFOR “Enfrentando-se um futuro incerto: como as florestas e os humanos podem se adaptar à mudança climática”, são necessárias medidas urgentes.
Entre as quais, proteger ecossistemas contra alterações climáticas e selecionar espécies que possam suportar melhor essas mudanças.
Bosques são essenciais para a sobrevivência Devido à sua capacidade de absorver dióxido de carbono da atmosfera, as florestas poderiam ser parte importante da solução para a mudança climática.
Se forem destruídas, o crescente aumento do volume de CO2 vai contribuir ainda mais sua destruição, segundo os cientistas.
– O problema da adaptação está sendo tratado de forma secundária – disse Frances Seymour, diretor-geral do CIFOR.
De acordo com o painel, as florestas são cruciais porque proporcionam alimentos, remédios e materiais de construção para milhões de pessoas, além de purificar a água e regular inundações e secas.
– Precisamos proteger os ecossistemas contra as alterações climáticas, através de iniciativas como a gestão de queimadas para reduzir o risco de incêndios e o controle de espécies invasoras – disse Bruno Localtelli, principal autor do estudo.
Para os autores, também é importante ajudar as pessoas a se adaptarem.
– A população que vive nas florestas depende muito de bens e serviços desse ecossistema e, geralmente, apresentam uma grande vulnerabilidade sócio-econômica – disse Localtelli.
[EcoDebate, 29/11/2008]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
«As mudanças climáticas terão um efeito ainda mais devastador do que o estimado sobre as florestas de todo o mundo e para quase um bilhão de pessoas que dependem desses ecossistemas para viver.»
Mas quem pode impedir o clima de mudar? Clima muda sempre, nunca há clima parado. Todo aquele que usa aquecimento global ou mudança climática como argumento é desonesto.