Incêndios deixam 20 municípios da Chapada Diamantina em situação de emergência
Vinte municípios da Chapada Diamantina terão situação de emergência decretada pelo governador Jaques Wagner, neste final de semana, por conta do agravamento dos incêndios que atingem a região desde o inicio deste mês. O decreto vai constar na versão online do Diário Oficial do Estado, a partir deste sábado (25).
Este ano, o Governo do Estado montou, há cerca de 30 dias, um grupo de trabalho para atuar no de forma integrada no gerenciamento das ações de diversos órgãos públicos que vão executar os trabalhos de combate ao incêndio na Chapada. O grupo, que conta com os Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente, Casa Civil, Casa Militar do Governador, Grupamento Aéreo da PM, Policia Ambiental e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, será gerido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec).
Segundo o responsável pelo órgão, Antônio Rodrigues dos Santos, mais de 500 servidores estão envolvidos na operação. “Já providenciamos a estrutura e o pagamento das diárias para o enfrentamento dos incêndios”. Além disso, dezenas de brigadistas voluntários da região vão atuar em várias frentes de controle do fogo. “Eles receberão equipamentos e alimentação fornecidos pelo governo”, informa Santos.
A operação também contará com dois helicópteros (um do Grupamento Aéreo da PM e outro do IMA), duas aeronaves de combate ao fogo (uma com capacidade para armazenar 6 mil litros de água e outra para 3,8 mil), 10 caminhonetes de tração 4×4, além de quatro caminhões especiais de combate a incêndio em áreas florestais, do Corpo de Bombeiros, que manterá bases em cinco municípios e uma central na cidade de Lençóis.
O tenente-coronel Carlos Gomes, diretor administrativo da Casa Militar do Governador afirmou também que haverá uma aeronave que vai ficar de sobreaviso. Ele explicou também que as ações do grupo serão controladas de uma base montada em Salvador.
Municípios em situação de emergência
Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Dom Basílio, Erico Cardoso, Ibicoara, Iraquara, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Rio do Pires, Seabra, Utinga, Wagner.
Informações da Agecom – Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia
[EcoDebate, 25/10/2008]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.