EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Seminário debate desenvolvimento para a Amazônia no Baixo Tocantins


UM OUTRO DESENVOLVIMENTO É POSSÍVEL – AS FALAS DA AMAZÔNIA ”Rumo ao FSM 2009

Globalização na Amazônia, impactos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, conservação dos recursos naturais e a sociobiodiversidade, produção agropecuária e sustentabilidade são alguns dos pontos de animação do Seminário “UM OUTRO DESENVOLVIMENTO É POSSÍVEL – AS FALAS DA AMAZÔNIA”Rumo ao FSM 2009, a ser realizado no município de Cametá, região do Baixo Tocantins, no nordeste do Pará, entre os dias 27 a 29 de agosto. O encontro é uma promoção da ONG Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC), que atua na região desde 2000.

Entre os objetivos do seminário tem-se: mobilizar e integrar as organizações que atuam no âmbito da agricultura familiar ao processo de construção do FSM 2009 na Amazônia, Intercambiar as experiências de campo implementadas pelas organizações da sociedade civil, com base na produção familiar e na agroecologia, e seus resultados concretos para o desenvolvimento local e debater estratégias de intervenção junto às políticas públicas locais que incorporem tais experiências. A APACC divide a organização do seminário com o Grupo de Assessoria em Agroecologia na Amazônia (GTNA), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE Amazônia e o Instituto Internacional de Educação do Brasil. A ONG ESSOR e Veterinários e Agrônomos Sem Fronteiras são os apoiadores no âmbito internacional.

A Amazônia passa por um momento delicado de avanço do capital em inúmeras frentes, em particular a mineração e o agronegócio, que promovem a tensão sobre a terra e os recursos naturais de camponeses, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores e demais sujeitos sociais da Amazônia. Sujeitos que acumulam uma série de dinâmicas de intervenção sobre os recursos naturais da região, e buscam através de várias formas o reconhecimento econômico, social e político. E que se organizam para a implementação de um horizonte de desenvolvimento com base em suas práticas consideradas ecologicamente equilibradas, tendo como norte que um outro desenvolvimento é possível.

P R O G R A M A Ç Ã O

Em 27.08.2008

Início às 16hs

Mesa de abertura – O Fórum Social Mundial na Amazônia: as falas sobre o desenvolvimento que queremos.

· Rodada de Alianças para o Fórum Social Mundial 2009, durante a primeira noite será organizada uma rodada de discussão acerca dos desdobramentos para o processo organizativo em preparação do FSM 2009, tais como:

i) Articulação de parcerias para o FSM;

ii) A constituição de uma agenda de mobilização das entidades para o FSM 2009 ;

iii) O estímulo a formação de comitês locais do FSM nos municípios da região do baixo tocantins e de outras regiões presentes no seminário.

Em 28.08.2008

Início às 8hs

Palestra 1 : Introdução ao cenário atual da globalização da agricultura: impactos e desafios para a agricultura familiar.

Palestra 2 : Introdução aos instrumentos de garantia da Terra, Água, Ar e Sementes como bens comuns a todas e todos.

Intervalo 10 as 10:15hs

Início às 10:15hs

Grupos de diálogos, atividade dedicada à socialização e discussão das experiências concretas das organizações que atuam junto a agricultura familiar

Almoço 12 às 13:30hs

Início ás 13:30hs – Continuação

Cada grupo de diálogo elaborar coletivamente uma síntese das discussões, a ser apresentada na Plenária de síntese.

Às 15hs

Apresentação das sínteses dos grupos ressaltando ss principais questões trazidas a partir das experiências (cada grupo dispõe de 15 minutos para exposição e 10 minutos para perguntas).

As 17hs

Plenária de sistematização, momento em que especialistas da academia e de organizações da sociedade civil com reconhecida competência técnico-teórica sobre a temática além de gestores governamentais irão facilitar a articulação entre o resultado dos grupos de diálogos com o conhecimento científico e técnico acerca das temáticas propostas, assim como a sua inter-relação com as políticas públicas vigentes, sugerindo também novas questões e abordagens.

Realização da Feira de produtos da Agricultura Familiar da microrregião do Baixo Tocantins, iniciando às 20hs e término previsto para 22:30. A Feira se constituirá igualmente em um espaço de troca de saberes e de produtos, assim como momentos de manifestações culturais e simbólicas, apresentando-se a riqueza da cultura popular das regiões.

Dia 29.08.2008

Saída as 6:30hs – Visita de campo, que será utilizada como metodologia específica para a abordagem da última temática, de tal forma que os grupos de diálogos acontecerão na visita às experiências desenvolvidas com agricultores/as multiplicadores/as em Cametá.

As 20hs Festa Folclórica de encerramento

MAIORES INFORMAÇÕES

APACC
fones
(91) 37812062
(91) 3781622;

celular
(91) 91460845
apacc@apaccameta.com.br

Informação enviada por Rogério Almeida, colaborador e articulista do EcoDebate.

[EcoDebate, 20/08/2008]