São Francisco, EUA, recebe a maior instalação solar comercial
A British Motor Car Distributors, em São Francisco, com a tecnologia SolarCity, concluiu a maior instalação fotovoltaica comercial, com 287 kilowatts produzidos em dois telhados, com 1606 painéis solares. Por Henrique Cortez, do Ecodebate.
O Sistema, quando totalmente concluído e operacional deverá produzir 370000 quilowatts/hora de eletricidade anualmente, o suficiente para abastecer 80 residências. Nos meses de maio a outubro, auge do período solar na cidade, o sistema irá gerar excedentes que serão comercializados no sistema integrado de distribuição, compensando os meses menos ensolarados de inverno.
Durante a sua vida útil, a instalação solar compensará um valor estimado de 14 milhões de libras de dióxido de carbono, o equivalente a 6774 árvores.
De acordo com o prefeito de São Francisco, Gavin Newsom, “Os esforços do sector privado, como este, em combinação com os incentivos do programa GoSolarSF , tornará São Francisco em líder internacional em instalações solares.”
A SolarCity já tinha concluído a maior instalação solar comercial em uma grande área urbana, em San Jose. A empresa completou cinco painéis solares em edifícios no norte do eBay campus em maio.
O crescente uso de energia solar fotovoltaica comprova a viabilidade do sistema e do conceito, ainda mais viável em países mais ensolarados como o Brasil.
[EcoDebate, 29/07/2008]