Central nuclear de Cofrentes, na Espanha, entrou em alerta de segurança pela abertura indevida de uma válvula
A central nuclear reduziu a potência do reator para evitar um vazamento e este é o terceiro incidente na central nas últimas semanas.
A central nuclear, na localidade valenciana de Confrentes, declarou o alerta de emergência durante uma hora e meia, em razão da abertura indevida de uma válvula do circuito primário. O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) informou que não ocorreram impactos sobre os trabalhadores ou o meio ambiente. Por Henrique Cortez, do EcoDebate, com Agências.
O Greenpeace, em comunicado, destacou que o incidente foi “uma réplica exata” do que aconteceu na mesma central em 07 de abril e que o CSN não deu nenhuma informação adicional sobre o que realmente aconteceu. Os ambientalistas afirmam que as reiteradas falhas técnicas demonstram o esgotamento da vida útil da central.
Os responsáveis pela usina comunicaram ao CNS que, às 21:27 horas de 10/07, ocorreu um incidente que exigiu a declaração de um “pré-alerta” de emergência. A potencia do reator foi reduzida e a válvula foi fechada. Ainda, segundo os responsáveis pela usina, todos os sistemas de segurança funcionaram como previsto. As causas do incidente ainda estão sob investigação.
A central de Cofrentes sofreu reiterados incidentes de segurança. Há uma semana, um veículo de limpeza derramou “algumas” partículas radioativas no exterior da usina. A central afirma ter limpado a área atingida e efetuado controle radiológico dos trabalhadores, não encontrando nenhum impacto relevante. A central de Cofrentes é controlada pela Iberdrola.
[EcoDebate, 14/07/2008]