Emissões da China passam as dos EUA em 14%, diz estudo
No entanto, as emissões per capita americanas continuam quatro vezes maiores do que as chinesas – A passagem da China para a posição de maior emissor de gás carbônico do planeta foi confirmada sexta-feira (13/6) por um novo levantamento do governo holandês. Segundo o estudo, o gigante asiático emitiu no ano passado 14% mais CO2 que os EUA. Da Agência Reuters, publicado pela Folha de S.Paulo, 14/06/2008.
No entanto, as emissões per capita americanas continuam quatro vezes maiores do que as chinesas.
Os números colocam mais pressão sobre Pequim para divulgar seu inventário nacional de gases-estufa, e devem também ser usados pelos EUA para sustentar sua posição de só se comprometerem a metas internacionais contra as emissões se os chineses também o fizerem.
A China é desobrigada pelo acordo de Kyoto a adotar cortes obrigatórios e tem resistido a fazê-lo nas negociações do substituto de Kyoto, a ser fechado em 2009 em Copenhague, Dinamarca.
Segundo o estudo -o terceiro a colocar a China na posição de maior emissor global-, o país responde por dois terços do aumento de 3,1% nas emissões de carbono ocorrido em 2007.
Gavin Edwards, chefe da campanha de clima do Greenpeace, disse que rankings desse tipo podem ser enganosos. “Nós vivemos em um mundo no qual o comércio é globalizado. Pegue qualquer grande empresa que tenha grandes lojas no Ocidente e você verá que elas têm fábricas na China. Então é difícil dizer de quem são as emissões”, afirmou.