EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Governo do Rio cria parque para proteger floresta de obra do PAC

O governo do Rio assinou nesta sexta-feira a criação de uma nova reserva ecológica em uma área que, segundo o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), está ameaçada por causa da construção do arco metropolitano do Rio, uma via de 145 km de extensão prevista nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Batizado de parque estadual de Cunhambebe, a reserva florestal ficará em uma área de 38 mil hectares no sul fluminense e será a segunda maior do Rio. Por Luisa Belchior, colaboração para a Folha Online, no Rio, 13/06/2008 – 16h34.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, em maio, do lançamento das obras do arco metropolitano, que ligará o porto de Itaguaí (sul fluminense) ao município de Itaboraí (norte fluminense), onde funcionará o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), da Petrobras. A idéia é que o arco sirva para escoar a produção do Comperj.

Para o ministro Carlos Minc, que afirmou ter idealizado a criação do parque quando ainda era secretário do Ambiente do Rio, a nova rodovia já exerce uma pressão ao meio ambiente da área onde funcionará a nova reserva.

“Essa é uma área que está sofrendo pressão demográfica e econômica por causa do arco metropolitano e do pólo siderúrgico do Rio. Então nós estamos agindo por antecipação e fechando um corredor florestal importante de toda a região sul do Estado do Rio, antes que a pressão devaste essa área”, declarou o ministro, durante a assinatura do decreto de criação do parque, nesta sexta-feira, na sede do governo do Rio, em Laranjeiras (zona sul). O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e a nova secretária estadual do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, assinaram o decreto.

O parque do Cunhambebe ficará em uma região que abrange partes dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, no sul fluminense, e será a segunda maior reserva florestal do Estado, de acordo com o governo do Rio. A maior é o parque dos Três Picos, com 46 mil hectares na região serrana fluminense. A criação da nova reserva vai proteger animais como antas e lontras e espécies nativas de Mata Atlântica, segundo o governo do Rio. Com picos de até 1.500 metros de altura, cachoeiras e trilhas, o parque do Cunhambebe entrará ainda no roteiro de ecoturismo do Rio.