EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cetesb interdita lixões em quatro cidades de SP

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) interditou nesta segunda-feira (2) quatro lixões municipais nas cidades de Mongaguá, Itanhaém, Itapecerica da Serra e Araras por operarem em condições “ambientalmente inadequadas”. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, os quatro depósitos de lixo eram reincidentes em não atender às determinações do órgão ambiental. Por Thiago Faria, da Folha Online, 02/06/2008 – 18h16.

Para o secretário estadual, Xico Graziano (Meio Ambiente), as interdições representam uma “radicalização” das ações do governo com relação à questão dos resíduos. Segundo ele, no próximo mês, outros 12 lixões podem sofrer a interdição caso não regularizem sua situação.

“Os municípios foram avisados dos prazos para cumprir a adequação ambiental. Há muitos municípios que, ou começam a remediação de seus aterros, ou serão também interditados pelo governo”, afirmou o secretário.

Segundo dados de 2006 divulgados pela secretaria de Meio Ambiente, havia 143 aterros inadequados no Estado. Destes, 29 foram considerados críticos.

Por conta disso, a secretaria estabeleceu prazos para os municípios adotarem medidas contra o estado crítico dos aterros.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, além de não atenderem as recomendações mínimas, cada um dos lixões interditados nesta segunda-feira apresentava agravantes. Itapecerica da Serra está localizada em área de manancial, enquanto Mongaguá e Itanhaém são estâncias balneárias, e Araras despeja chorume diretamente em manancial.