Níveis de CO2 continuam a subir
A queima de combustíveis fósseis por países ricos é a principal causa. As emissões de dióxido de carbono, o principal gás associado ao aquecimento global, continuam a subir em ritmo acelerado. A informação é da Administração de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês). O Globo, 25/04/2008
Um dos principais fatores são as crescentes emissões para a geração de energia na China, Estados Unidos e Europa.
A Itália, por exemplo, planeja construir uma grande termoelétrica a carvão.
De todos os combustíveis fósseis, o carvão é o que mais lança dióxido de carbono na atmosfera ao ser queimado.
Segundo a Noaa, depois de uma década de estabilidade, os níveis de metano também voltaram a se elevar.
Embora menos abundante do que o CO2 , o metano é pior para o efeito estufa.
Os níveis atmosféricos de CO2 alcançaram quase 385 partes por milhão no ano passado. Em 1850, estima-se que a concentração era de 280 partes por milhão. A média anual de aumento nos últimos seis anos foi de 2 ppm, índice mais acentuado do que em décadas anteriores.
— Em toda esta década o índice tem aumentado. E temos muito claro a causa: a queima de combustíveis fósseis — disse o cientista Pieter Tan, que estuda o efeito estufa.
o aumento do CO2 está associado à queima de combustíveis fósseis, a situação do metano é incerta. O gás é produzido naturalmente por pântanos, mas também é liberado em atividades industriais.
temor dos especialistas é o degelo da per mafrost (solo permanentemente congelado) na região ártica. Isto poderia liberar grande quantidades de metano.