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Notícia

As maiores cidades China estão em risco de afundamento

 

revista Science

 

A subsidência da terra é negligenciada como um perigo nas cidades, de acordo com cientistas da Universidade de East Anglia (UEA) e Virginia Tech.

Escrevendo na revista Science destacam a importância de um novo trabalho de pesquisa analisando dados de satélite que mapeiam com precisão e consistentemente o movimento terrestre em toda a China.

Embora eles digam em seu artigo de comentário que medir consistentemente a subsidência é uma grande conquista, eles argumentam que é apenas o começo de encontrar soluções. Prever a futura subsidência requer modelos que considerem todos os fatores, incluindo atividades humanas e mudanças climáticas, e como eles podem mudar com o tempo.

O trabalho de pesquisa, considera 82 cidades com uma população de quase 700 milhões de pessoas. Os resultados mostram que 45% das áreas urbanas analisadas estão afundando, com 16% caindo a uma taxa de 10mm por ano ou mais.

Nacionalmente, estima-se que cerca de 270 milhões de habitantes urbanos sejam afetados, com quase 70 milhões experimentando rápida subsidência de 10 mm por ano ou mais. Os dados incluem Pequim e Tianjin.

Cidades costeiras como Tianjin são especialmente afetadas, já que o afundamento da terra reforça as mudanças climáticas e o aumento do nível do mar. O naufrágio das defesas marítimas é uma das razões pelas quais as inundações do furacão Katrina trouxeram tanta devastação e número de mortos para Nova Orleans em 2005.

Quando a subsidência é combinada com o aumento do nível do mar, a área urbana na China abaixo do nível do mar pode triplicar de tamanho em 2120, afetando 55 a 128 milhões de habitantes. Isso pode ser catastrófico sem uma forte resposta social.

A subsidência é causada principalmente pela ação humana nas cidades. A retirada de água subterrânea, que abaixa o lençol freático, é considerada o fator mais importante da subsidência, combinada com a geologia e o peso dos edifícios.

Em Osaka e Tóquio, a retirada das águas subterrâneas foi interrompida na década de 1970 e a subsidência da cidade cessou ou reduziu muito, mostrando que esta é uma estratégia eficaz de mitigação. A vibração do tráfego e o tunelamento também são potencialmente fatores contribuintes locais – Pequim tem um afundamento de 45 mm por ano perto de metrôs e rodovias. O movimento natural da terra para cima ou para baixo também ocorre, mas geralmente é muito menor do que as mudanças induzidas pelo homem.

Embora a subsidência induzida pelo homem fosse conhecida na China antes deste estudo, os pesquisadores dizem que esses novos resultados reforçam a necessidade de uma resposta nacional. Este problema acontece em cidades suscetíveis fora da China e é um problema generalizado em todo o mundo.

Eles pedem que a comunidade de pesquisa passe da medição para a compreensão das implicações e suporte às respostas. As novas medições de satélite estão fornecendo novos dados detalhados de subsidência, mas os métodos para usar essas informações para trabalhar com os planejadores urbanos para resolver esses problemas precisam de muito mais desenvolvimento.

Referência:

Robert J. Nicholls, Assessing and responding to human-induced subsidence, Science (2024). DOI: 10.1126/science.ado9986.

 

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in EcoDebate, ISSN 2446-9394

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