EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Força Aérea dos EUA planeja gerar energia solar no espaço

Por: Ruy Fontes – Agência #movidos

energia solar no espaço

A força aérea dos Estados Unidos anunciou um novo e ambicioso projeto para alimentar suas bases militares instaladas em locais remotos: a geração de energia solar fotovoltaica no espaço.

O projeto é uma parceria de 100 milhões de dólares entre o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea Americana com a Northrop Grumman, empresa com atuação no setor de defesa nos EUA.

Através de satélites em órbita e equipados com painéis solares de 10 mil m², a energia solar será captada diretamente no espaço, o que aumenta a eficiência da tecnologia.

Livres da influência da atmosfera terrestre, as placas poderão absorver até 30% a mais da luz do sol que chegaria sem interrupções causadas por nuvens ou períodos norturnos.

A energia gerada será então convertida em ondas de rádio eletromagnéticas para que possa ser enviada até a Terra, onde será convertida novamente em energia elétrica utilizável.

Segundo Tim Allen, major da força aérea, essa tecnologia já existe desde meados dos anos 60, mas sua complexidade até então trazia dúvidas quanto ao seu custo-benefício.

Este é um dos pontos que serão analisados com esse novo experimento que, caso seja bem sucedido, poderá abrir caminho para o uso comercial deste tipo de geração solar.

Uma das vantagens do projeto é poder direcionar os satélites para qualquer local do globo com maior incidência solar e enviar sua energia para locais com menos luz do sol.

De acordo com o engenheiro técnico responsável pelo projeto, um dos maiores desafios será manter a temperatura dos satélites estável devido a grande quantidade de energia solar captada.

Outra questão envolve a logística para a manutenção dos gigantescos painéis solares ao longo da sua longa vida útil de mais de 25 anos, iguais aos painéis instalados em casas e empresas.

O sucesso do projeto pode trazer mais segurança, economia e sustentabilidade às operações da força aérea americana, que atualmente utiliza caminhões de gasolina para abastecer suas bases.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/11/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Força Aérea dos EUA planeja gerar energia solar no espaço

  • Davi Secomandi

    Em 1994 era lançado o jogo Sim CIty 2000 já era possível construir este tipo de usina. O jogo trazia uma possibilidade de desastre interessante: Um erro no envio das ondas eletromagnéticas acabava bombardeando a própria cidade e colocando fogo em tudo. 30% a mais de captação é uma desculpa esfarrapada, querem produzir armas que atinjam todo o globo terrestre.

Fechado para comentários.