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Artigo

Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – Avaliação dos resultados II, por Antonio Silvio Hendges

 

artigo

 

[EcoDebate] Este artigo continua a divulgação dos resultados e análises da pesquisa online sobre a educação ambiental no Brasil, realizada durante o segundo semestre/2014 pelo Projeto Escolas Sustentáveis, O Projeto AJO Ambiental e os Grupos Coluna da Sustentabilidade – SOS Meio Ambiente nas redes sociais Linkedin e Facebook. Este é o segundo artigo da série, sendo que o primeiro avaliou as respostas relacionadas com a identificação das entidades participantes – escolas públicas, escolas privadas, empresas e organizações da sociedade civil – e as regiões do país em que estavam localizadas. Este artigo pode ser acessado aqui no Portal EcoDebate, sendo que todos os posteriores também serão publicados neste espaço.

A terceira questão abordada nesta pesquisa solicitou que os entrevistados declarassem se conhecem e qual o nível deste conhecimento em relação à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) – Lei 9.795/1999 e Decreto 4.281/2002 – que estabelece as diretrizes para sua prática formal e informal no Brasil. As alternativas disponíveis foram:

– Conhece;

– Desconhece;

– Conhece parcialmente;

– Não considera importante a existência de uma política nacional específica para a educação ambiental.

Foram 195 respostas em um universo de 198 participantes e os resultados foram os seguintes: conhece 54,49% com 116 respostas; desconhece 6,67% com 13 respostas; conhece parcialmente 33,33% com 65 respostas; não considera importante a existência de uma política nacional específica de educação ambiental 0,51% com 01 resposta.

Importante avaliar que entre os que participaram da pesquisa existem 54,49% que declararam conhecer a Política Nacional de Educação Ambiental e 33,33% que conhecem parcialmente, totalizando 87,82%. Não é possível saber quais as entidades entre as pesquisadas contribuíram com este percentual, mas considerando que 72,08% declararam serem empresas (34,01%) e organizações da sociedade civil (38,07%) estima-se que estas tenham um conhecimento, ao menos teórico, bem significativo. As escolas públicas (19,29%) e particulares (8,63%) possivelmente conhecem integralmente ou ao menos parcialmente a PNEA, inclusive recebem documentos e materiais institucionais sobre temas ambientais e a elaboração de projetos.

O desconhecimento total da PNEA foi declarado por 6,67% dos entrevistados e somente 0,51% não considerou importante a existência de uma política específica de educação ambiental, totalizando 7,18% nestas duas alternativas, índice baixo se considerarmos as organizações participantes e suas especificidades.

Nos próximos artigos, as questões abordadas serão mais complexas, identificando as ações e aspectos ambientais priorizados pelos entrevistados, inclusive possibilitando a escolha de duas alternativas entre as propostas.

Antonio Silvio Hendges, Articulista no Portal EcoDebate, Professor de Biologia, pós graduação em Auditorias Ambientais, assessoria em Sustentabilidade e Educação Ambiental – www.cenatecbrasil.blogspot.com.br

Nota da Redação: Leiam, também, a parte anterior deste artigo: Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – Avaliação dos resultados I

Publicado no Portal EcoDebate, 26/01/2015

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One thought on “Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – Avaliação dos resultados II, por Antonio Silvio Hendges

  • Amigos imaginemos um educador se apresentando nas escolas do ensino fundamental, médio ou superior. No decorrer das aulas ou palestras, estudantes se concentram no exposto. No final, o educador fica rodeado de estudantes, esses fazem “N” perguntas e obtêm respostas. Infelizmente ou ao mesmo tempo, florestas estão sendo suprimidas, o manancial das cidades recebendo esgotos inclusive do próprio estabelecimento de ensino, onde ocorrem as aulas ou palestras. Bem, de nada adiantará levar educação ambiental se o governo não dispõe de legislação eficaz, isto é, que seja capas de impedir os crimes ambientais.

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