EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

IBGE mapeia potencial de agressividade climática na Amazônia

 

Com dados provenientes de 326 estações meteorológicas, coletados durante três décadas, além de informações da SUDAM e do IBGE, o mapa integra os estudos produzidos pelo Diagnóstico Ambiental da Amazônia Legal. Em escala de 1:5.000.000 (1cm = 50km), sua versão digital está disponível clicando aqui.

O IBGE apresenta o mapa do Potencial de Agressividade Climática na Amazônia Legal que integra os estudos produzidos pelo Diagnóstico Ambiental da região. Foram analisados dados provenientes de 326 estações climatológicas e pluviométricas do banco de dados do antigo Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), coletados entre 1960 a 1990, além de informações do Atlas Climatológico da Amazônia Brasileira (SUDAM, 1984) e do acervo do IBGE.

O mapa conjuga a análise das variáveis climáticas, ajustadas às características do relevo e da cobertura vegetal da Amazônia Legal, que ameniza os efeitos do clima.

A partir da integração e análise de todas as variáveis foram estabelecidas três grandes classes de agressividade (alta, média e baixa), subdivididas em níveis (fatores), segundo a combinação dos elementos: índice de concentração de chuvas; números de meses com excesso, número de meses com deficiência e totais médios anuais de chuva (tabela abaixo).

O mapa está em escala de 1:5.000.000 (1cm = 50km) e sua versão digital, nos formatos pdf e shape, pode ser encontrada no portal do IBGE, em:
ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/integrado_zee_amazonia_legal/shape/
shapes_potencial_agressividade_climatica.zip
.
Arquivos em formato shape também estarão disponíveis em breve, como geoserviços, na INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais).

Fonte: IBGE

Publicado no Portal EcoDebate, 18/11/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “IBGE mapeia potencial de agressividade climática na Amazônia

  • Já não é preciso esperar que fenômenos climáticos extremos aconteçam, pois acontecendo eles já estão, mas devem se intensificar.
    Ainda nesta segunda década do século XXI devem ocorrer grandes catástrofes, no Brasil e em áreas cada vez mais vastas do planeta Terra, e nós, enquanto sobrevivermos, só podemos lamentar.
    A força destruidora que se alastra sobre a Terra, chamada de capitalismo, de tão poderosa que é, não pode ser controlada.

Fechado para comentários.