Governo do Peru afirma que geleiras do país encolheram 40% em quatro décadas
As mudanças climáticas reduziram as geleiras peruanas em 40 por cento nas últimas quatro décadas, e o derretimento gerou cerca de mil novos lagos a partir de 1980, afirmou o governo do Peru nesta quarta-feira (15/10). Reportagem de Mitra Taj, da Reuters, no UOL Notícias.
Quase 90 por cento das geleiras peruanas são menores do que 1 quilômetro quadrado, colocando-as em maior risco de desaparecer nos próximos anos, afirmou a autoridade responsável pela água no Peru em uma atualização sobre seus glaciares a partir dos anos 1970.
As 2.679 geleiras do Peru, distribuídas por 19 cadeias de montanhas cobertas de neve, são fonte de grande parte da água potável do país.
A mudança climática deve diminuir as fontes de água no Peru, embora o derretimento das geleiras poderia aumentar a disponibilidade em alguns mananciais no curto prazo.
Em 1970, pelo menos 20 mil peruanos foram mortos depois que um terremoto fez uma geleira deslizar em direção à cidade serrana de Yungay.
O departamento responsável pela água do Peru disse que 996 lagos surgiram nos Andes desde 1980, quando o último levantamento foi realizado, elevando o novo total para 8.355.
O Peru abriga 70 por cento das geleiras tropicais do mundo, que são especialmente sensíveis a temperaturas mais elevadas. O país vai sediar a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática Global em Lima no fim de novembro e em dezembro.
Publicado no Portal EcoDebate, 17/10/2014
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Perguntas que este texto incita:
1. Os lagos formados nas montanhas pelo derretimento das geleiras são estáveis, ou há geleiras ainda servindo de “dique” e a possibilidade de enchentes súbitas e catastróficas?
2. Visto que os Andes também abrigam as nascentes de parte dos rios da Amazônia, o que isso significa para a floresta a médio prazo? É mais um dos fatores que estimulam a savanização da Amazônia?
3. Se 2 for correto, e considerando que a água aqui em baixo depende da floresta lá para cima (http://www.riosvoadores.com.br) , isso implica em diminuição de água aqui por essas terras sudestinas também?
Só para lembrar quem não tinha pensado nisso e achado que era um problema “lá de longe” que o mundo é todo interconectado, e não deve ser só no Peru que vai faltar água.